Campeão de bicicross treina em pista criada pelo pai - Jornal Fato
Esportes

Campeão de bicicross treina em pista criada pelo pai

O pai Gezio Mozer, além do filho, treina mais 20 crianças do bairro Village, em Cachoeiro. Com ajustes, local poderá receber competições


Rafael Rodrigues Mozer, de 8 anos, é destaque em competições de bicicross em outros estados. O garoto reside no bairro Village da Luz, em Cachoeiro, e treina na pista construída pelo próprio pai, na comunidade. O circuito precisa de reparos, para acolher competições na cidade.

Rafael começou a praticar o esporte nesse ano, sob a influência de seu pai, Gezio Zucoloto de Mozer, 32 anos. No começo desse ano, começou a construir a pista, carregando terra em seu carrinho de mão, nos finais de tarde, e, assim, deu forma ao espaço.

"Fiz a pista com prazer. Já pratiquei o esporte, por isso hoje dou todo o apoio. Eu enfrentava a pista de criança até meus 17 anos. Fiquei anos parado, mas hoje, sou inspirado pelo meu filho, meu orgulho, e estou retornando ao esporte. Eu apoio e ele me apoia", disse Pardal, como é conhecido na vizinhança. 

O entusiasmo do garoto Rafael contagiou seus amigos do bairro. Com isso, o esportista Gezio, os convidou a enfrentar os saltos radicais com bicicleta. E um projeto voluntário foi criado, atendendo essas crianças.

"Aos sábados, a partir das 15h00, eu tenho comigo 20 crianças do Village, encantadas a cada dia com o esporte. Nosso bairro é carente e temos poucas opções de lazer. A pista é mais um entretenimento para elas. As mães me procuram, dizendo que hoje seus filhos não ficam mais dispersos pelas ruas. Passam a maior parte do tempo em cima de uma bicicleta", disse o instrutor.

O próprio Gezio, antes do esporte, estava preocupado com seu filho que vinha com rendimento baixo nos estudos e com comportamento agressivo. Depois que começou a praticar bicicross, Rafael se dedica na escola e está conseguindo ter boa relação com seus colegas de classe e do bairro.

Apesar da pouca idade e tempo no esporte, o menino já tem bons resultados de três campeonatos. Seu primeiro conquistou no Sul Capixaba, em Rio Novo do Sul, onde se sagrou campeão. O segundo, foi o Campeonato Mineiro, realizado em Manhuaçu, e esteve em 2º lugar. Nesse final de semana, participou do Carioca - etapa única, em Macaé, conquistando o degrau mais alto do pódio.

 

APOIO

Há uns meses, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho esteve na pista, no bairro Village, localizada na rua Corinto Barbosa Lima. Vendo a empolgação das crianças e do Gezio, mostrou interesse da prefeitura ajudar ao projeto e garantir instalações na pista, para acolher competições na cidade.

O instrutor conta que a pista terá o nome de "Glauber Coelho", irmão do Victor, que morreu em acidente de trânsito em 2014. A homenagem, segundo o idealizador do circuito, seria para pessoa que incentivou muito ao esporte, há anos. A comunidade ainda aguarda concretização da promessa.

O projeto tem o apoio de uma loja de bicicleta de Cachoeiro, que oferece a manutenção mensal das bicicletas, para que as crianças possam treinar com mais segurança. "Sou grato a cada apoio, pois, assim como meu filho, quero ver essas crianças voando longe", disse Gezio.

Comentários