Atleta supera deficiências no jiu-jitsu - Jornal Fato
Esportes

Atleta supera deficiências no jiu-jitsu

Praticamente surdo e mudo, o atleta vive em Marataízes e há 7 anos ostenta a faixa preta na arte marcial


Aos 34 anos, com 12 de jiu-jitsu, Luiz Carlos se torna exemplo ao superar no tatame deficiências físicas e cognitivas - Foto: Emella Simões

Emella Simões

 

O jiu-jitsu mudou a vida de Luiz Carlos de Oliveira Soares, de 34 anos. Ele nasceu com deficiência intelectual, agravada por um acidente aos 12 anos, mas encontrou no esporte condições ideais para desenvolver melhor versão de si mesmo. Praticamente surdo e mudo, o atleta vive em Marataízes e há 7 anos ostenta a faixa preta na arte marcial.  

Embora sua condição não lhe permita desenvolver ideias mais elaboradas, no tatame se expressa com desenvoltura nos movimentos de luta. É seu irmão, Fabrício, quem conta sua história. Já nascido com os problemas de audição e fala, aos 12 anos Fabiano foi atropelado, o que contribuiu para agravar suas dificuldades cognitivas.

Ele não tinha noção do tempo, suas relações sociais eram complicadas e não desenvolvia com facilidade suas atividades cotidianas.  "O esporte acrescentou positivamente na vida do meu irmão. Passou a ser independente. Seu estresse se tornou tranquilidade. Sua dificuldade de interação, inverteu-se e seu zelo com as pessoas. Até sua fala se desenvolveu dentro do parâmetro de sua deficiência. Através dos seus anos de rotina no Jiu-Jitsu, ele passou a ter noção do tempo: horários e dias".

Há 12 anos ele treina, três vezes por semana, na Academia de Jiu-Jitsu do mestre Roni Souza, em Marataízes. Nela, existe projeto que acolhe as crianças do bairro Candinha, onde está localizada e, no horário noturno, os adultos amantes do esporte.

Roni Souza conheceu Luiz Carlos e logo notou a empolgação que demonstrava diante dos treinos na academia e o levou para dentro do tatame. Ao superar tantas dificuldades, tem sido exemplo de força de vontade e superação, para muitos atletas campeões do tatame em Marataízes.

Mestre Roni Souza e Luiz Carlos

Comentários