Como curtir o verão com saúde - Jornal Fato
Especial

Como curtir o verão com saúde

Médicas da Unimed Sul Capixaba dão dicas sobre alimentação e cuidados com a pele na estação mais quente do ano


"A hidratação do corpo é fundamental nesse período, pois o verão é a época mais quente do ano e quando mais transpiramos. Ao praticar atividade física ou ter uma exposição prolongada ao sol, o risco de desidratação é ainda maior, particularmente perigosa em crianças e idosos". Quem faz o alerta é a médica Karina Cassa M. Benevenuti, gastroenterologista e nutróloga, cooperada da Unimed Sul Capixaba.                              

 

Portanto, lembra ela, a ingestão de bastante água é necessária. Recomenda-se o consumo de no mínimo três litros de líquido por dia.

 

 

 

Quem faz o alerta é a médica Karina Cassa M Benevenuti, gastroenterologista e nutróloga, cooperada da Unimed Sul

"Pode-se fazer uso de água de coco, sucos de fruta natural (sem açúcar) e isotônicos, que além de hidratar fornecem vitaminas e sais minerais", orienta Karina, que faz uma ressalva: "deve-se evitar sucos industrializados e refrigerantes, pois contêm grande quantidade de açúcar e conservantes".

 

É importante ainda, segundo a médica, manter uma dieta balanceada, composta por frutas, legumes e verduras frescas.

 

"As refeições devem ser feitas em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. O café da manhã é uma das principais refeições do dia e não deve ser negligenciado. O almoço e o jantar devem ser preparados com alimentos leves, de digestão mais fácil, evitando o consumo excessivo de gordura e massas com molhos pesados", complementa a gastroenterologista e nutróloga.

 

 

 

 

 

Cuidados com a pele

 

Médica dermatologista, tamém cooperada da Unimed, Mariane Gouveia

Médica dermatologista, também cooperada da Unimed Sul Capixaba, Mariane Gouveia frisa que crianças com até seis meses de idade não devem ficar por muito tempo expostas ao sol, pois não podem usar protetor solar.

 

"A partir de seis meses de idade, o indicado é que seja aplicado o protetor solar infantil trinta minutos antes da exposição ao sol e reaplicado de duas em duas horas ou sempre que a criança entrar na água. Também é importante usar óculos, bonés e blusas com fatores de proteção", orienta.

 

Assim como em crianças, nos adultos, o protetor solar deve ser aplicado trinta minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas, explica a dermatologista.

 

"O fator de proteção deve ser 30 ou maior que 30. Em ambos os casos, deve-se evitar os períodos de sol mais intenso, das 10h00 às 16h00, e ter o cuidado de aplicar o protetor solar uniformemente pelo corpo. O ideal é aplica-lo antes de colocar os trajes de banho, para que ele cubra todo o corpo", prescreve Mariane.

 

A médica acrescenta que também é importante lembrar-se de aplicar o protetor nas orelhas, nas mãos, nos pés e no couro cabeludo, especialmente em quem tem pouco cabelo ou é calvo.

 

"Existem protetores solares próprios para o couro cabeludo. É indicado ainda manter a pele hidratada após a exposição solar e beber muito líquido, como água, suco ou água de coco, principalmente crianças e idosos, que têm mais predisposição à desidratação", conclui ela.

Comentários