Cachoeiro 157 anos: Museu Ferroviário tem restauro em andamento - Jornal Fato
Especial

Cachoeiro 157 anos: Museu Ferroviário tem restauro em andamento

O edifício está passando por uma reforma completa para melhor abrigar um acervo que conta parte importante da história do município


- Foto Divulgação/PMCI

As obras de restauro do Museu Ferroviário "Domingos Lage", um dos marcos históricos mais emblemáticos da cidade, estão em andamento na região central.

Datado de 1903, o edifício serviu por décadas como importante estação ferroviária. Agora, está passando por uma reforma completa para melhor abrigar um acervo que conta parte importante da história do município.

Com a ordem de serviço assinada em dezembro de 2023, as intervenções estruturais estão concentradas no telhado da estrutura, que está sendo completamente refeito.

Posteriormente, a reforma avançará para o interior do edifício. O local será totalmente modernizado e receberá adequações de acessibilidade, como uma plataforma elevatória para acesso ao segundo andar. Também está prevista a instalação de um sistema de climatização.

O restauro do imóvel, um patrimônio histórico e cultural que completou 120 anos, está sendo realizado com um investimento de quase R$ 1,2 milhão. Os recursos são provenientes do programa de Coinvestimento da Cultura - Fundo a Fundo, do governo estadual, obtidos com a aprovação de projeto apresentado pela gestão municipal.

As obras devem ser executadas em 365 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

 

IMPORTÂNCIA

"O Museu Ferroviário Domingos Lage tem representatividade histórica muito importante para nós, cachoeirenses. É o coração da cidade e um ponto de referência para os turistas. Por isso, sua restauração é um meio de preservar a memória de Cachoeiro, ao passo em que oportunizamos, às novas gerações, um espaço para conhecer melhor o passado do nosso município", destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

A restauração do Museu Ferroviário Domingos Lage é um importante passo para a preservação da memória e do patrimônio histórico de Cachoeiro de Itapemirim. O espaço revitalizado permitirá que as novas gerações conheçam a história da cidade e que o museu continue a ser um ponto de referência para a cultura e o turismo local.

Comentários