Simpósio sobre sexualidade e perversão na Ufes - Jornal Fato
Educação

Simpósio sobre sexualidade e perversão na Ufes

Neste ano, o evento abordará o tema ?Sado & Maso ? Corpo, Sexualidade e Perversão? ? a fim de fomentar um debate sobre questões que permeiam a sexualidade e seus desdobramentos.


 

Roney Moraes

 

O Grupo de Pesquisa e Extensão "Parthos", em conjunto com a pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realiza, de 29 a 31 de agosto, o 11º O Simpósio Internacional de Filosofia e Psicanálise. O evento ocorrerá no campus de Goiabeiras da Ufes.

 

Neste ano, o evento abordará o tema "Sado & Maso - Corpo, Sexualidade e Perversão" - a fim de fomentar um debate sobre questões que permeiam a sexualidade e seus desdobramentos. Psicanalistas, psicólogos, professores e pesquisadores cachoeirenses participarão do encontro.

 

Segundo a organização, o 11º Simpósio também busca ser um canal de estreitamento de laços entre a Filosofia e a Psicanálise, dando espaço para a apresentação de comunicações, palestras e reflexões que versem aproximações entre os temas citados.

 

"A expectativa é de que cerca de 200 a 300 pessoas participem do debate. Vamos discutir a questão da perversão na adolescência. O estupro coletivo recentemente citado na imprensa", comenta a professora doutora do departamento de Filosofia da Ufes, Cláudia Murta. 

 

Conforme a organização, um dos objetivos do evento é servir de espaço para a discussão de temas importantes, em especial agora, dado o momento em que vivemos no país e aos acontecimentos que vem sido noticiados.

 

"Gostaríamos também de continuar as reflexões, iniciadas em eventos anteriores, acerca do corpo e da sexualidade, fazendo um paralelo com a perversão e a sociedade atual. Tratando desde a ligação do sexo com o corpo passando por sua relação com as perversões, o evento deste ano pretende trazer para a comunidade acadêmica e extramuros debates e discussões, nas visões da filosofia e psicanálise, do que é aquilo que durante tanto tempo foi velado e não pôde ser dito: o sexo, a relação com o corpo, e a existência de desejos obscuros aos olhos da sociedade", disse.

 

INSCRIÇÕES: AQUI 

 

Submissão de Trabalhos:

Período: 29/06/2016 a 30/07/2016

 

Enviar para o e-mail [email protected] uma mensagem contendo as informações requeridas abaixo, e um anexo, com o assunto "PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO".

 

No corpo do email deverá constar: título do trabalho, nome completo do autor, formação (estudante de Graduação, Mestrado ou Doutorado), instituição e endereço de e-mail. E-mails que não constarem essas informações serão desclassificados.

 

No arquivo anexo deverá constar: um resumo de até 200 palavras (português, inglês, francês ou espanhol), com o título do trabalho, nome completo do autor, endereço de e-mail e referências bibliográficas. O arquivo deve ser escrito com fonte Times New Roman, em tamanho 12, utilizar espaço simples e ser nomeado com o nome do proponente seguido do título de seu trabalho. Conferir exemplo no arquivo para download.

 

O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de Julho de 2016. Quaisquer dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail [email protected].

 

Comentários