Sedu anuncia mudanças no processo de matrícula - Jornal Fato
Educação

Sedu anuncia mudanças no processo de matrícula


Foto: Fred Loureiro/Secom

 

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai mudar o seu processo de matrícula. Agora, a Chamada Pública Escolar será realizada 100% online. A novidade foi anunciada na tarde desta sexta-feira (07), durante uma entrevista coletiva. Além disso, na ocasião também foi lançada uma sala de aula virtual e foi falado sobre as modificações no regimento interno das escolas da rede pública estadual, com adaptações voltadas para o uso do celular nas escolas.

 

"O novo processo de matrícula para 2017, conhecido como Chamada Pública Escolar, será realizado 100% online. Com a implantação do novo sistema, será indispensável que as famílias façam o cadastramento do CPF, da conta de energia elétrica e contato telefônico, para realização da rematrícula, solicitação de transferência interna e pré-matrícula", ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

 

A inserção do CPF no novo sistema é para que seja feita a unificação do cadastro dos estudantes de toda rede estadual de ensino. Já a conta de energia elétrica deverá ser apresentada para que possam ser identificadas as coordenadas geográficas dos locais de residência dos estudantes. O objetivo é melhorar a distribuição das vagas e otimizar o uso do transporte escolar que passará a ter um sistema georreferenciado. E o contato telefônico, tem como finalidade a aproximação da escola com as famílias, facilitando a realização de informes vias SMS ou outros meios de comunicação.

 

Os pais/responsáveis dos estudantes que, atualmente, estão matriculados na rede estadual, deverão realizar - até o dia 28 de outubro - a atualização dos dados cadastrais para garantir a rematrícula/transferência interna para o próximo ano. A atualização deverá ser feita na escola na qual o estudante está matriculado, com a apresentação dos documentos.

 

Aquele que não realizar a atualização cadastral não terá a garantia da vaga do estudante para 2017. A medida também será válida para os pais/responsáveis que planejam matricular seus filhos na rede estadual. A partir desse ano, será indispensável a apresentação dos documentos para efetuar a matrícula na rede estadual.

Comentários