Projeto de Lei propõe política de prevenção de doenças em professores - Jornal Fato
Educação

Projeto de Lei propõe política de prevenção de doenças em professores


Uma das categorias mais atingidas por doenças profissionais é a dos educadores de escolas públicas. Por meio do Projeto de Lei 12/2017, o deputado Bruno Lamas (PSB) propõe instituir, no Espírito Santo, a Política Estadual de Prevenção às Doenças Ocupacionais dos profissionais da educação da rede de ensino pública. 

 

A política de prevenção proposta pela matéria abrange doenças como problemas de coluna, alérgicos, oftalmológicos e de voz. Também contempla o assédio moral, as patologias de cunho emocional e a Síndrome de Burnout. 

 

Síndrome de Burnout

 

A Síndrome de Burnout - termo em inglês que significa estar chamuscado, queimado, esgotado - é a moléstia que sintetiza todos os problemas acumulados no exercício profissional do professor.  

 

"A síndrome se efetiva e se estabelece no estágio mais avançado do estresse, sendo notada primeiramente pelos colegas de trabalho, depois pelas pessoas atendidas pelo profissional e, em seu estágio mais avançado, pela própria pessoa. Inicia-se com o desânimo e a desmotivação com o trabalho e pode culminar em doenças psicossomáticas", explica Bruno Lamas em sua justificativa.

 

O deputado cita uma pesquisa feita com mais de 8 mil professores da educação básica da rede pública na região Centro-Oeste do Brasil. O estudo aponta que 15,7% dos entrevistados apresentam um aspecto geral que reflete intenso sofrimento causado por estresse laboral crônico.

 

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, de Educação, de Saúde e de Finanças.

Comentários