Ifes oferece 188 vagas em cinco cursos - Jornal Fato
Educação1

Ifes oferece 188 vagas em cinco cursos

As inscrições vão até 4 de novembro. A taxa para participar é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 26 de outubro


São 3.856 vagas em cursos técnicos em todo o Estado - Foto: Wellington Rody

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu na segunda-feira (1º) inscrições para 188 vagas em cursos técnicos integrados em Cachoeiro de Itapemirim, concomitantes e subsequentes ao Ensino médio. No Estado inteiro, são 3.564 vagas.

As inscrições vão até 4 de novembro, pelo site da instituição. A taxa para participar é de R$ 68 e a isenção pode ser solicitada até o dia 26 de outubro. O processo seletivo acontecerá por meio de provas objetivas, que serão aplicadas no dia 2 de dezembro. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 21 de dezembro.

Metade das oportunidades no Ifes é destinada a cotas. Para os cursos integrados, podem concorrer os estudantes que estejam concluindo o ensino fundamental este ano. Nessa modalidade, o estudante cursa tanto o ensino médio como o técnico no Ifes, não sendo possível obter o diploma de um sem completar o outro.

Os cursos técnicos concomitantes são voltados a quem já está no ensino médio em outra escola e pretende fazer a formação técnica no Ifes. A série da concomitância varia de acordo com o curso. Já para os cursos subsequentes, as são voltadas a quem já concluiu o ensino médio. No caso dos cursos do Proeja, o currículo é integrado, mas podem concorrer apenas jovens e adultos com 18 anos ou mais, que não tenham concluído o ensino médio. 

 

Cursos ofertados pelo Campus Cachoeiro de Itapemirim (Edital PS 01/2019)

Técnico em Informática (integrado) - 40 vagas

Técnico em Eletromecânica (integrado) - 40 vagas

Técnico em Informática (concomitante) - 36 vagas

Técnico em Eletromecânica (concomitante) - 36 vagas

Técnico em Mineração (concomitante) - 36 vagas

 

Comentários