Ifes abre 108 vagas em cursos técnicos - Jornal Fato
Educação1

Ifes abre 108 vagas em cursos técnicos

Em Cachoeiro de Itapemirim, o Instituto destinou 108 vagas, nos cursos técnicos em Eletromecânica (36 vagas), Informática (36) e em Mineração (36)


As inscrições estarão abertas até o dia 1º de junho pela internet. Em todo o Estado foram disponibilizadas 1.172 vagas

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou dois editais para seleção de estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes e de cursos técnicos integrados e de qualificação profissional, na modalidade de educação de jovens e adultos.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site do Ifes: ifes.edu.br. Ao todo, são 1.172 vagas distribuídas em 32 cursos, e em 12 campi da instituição, que estão localizados de norte a sul do Estado.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o Instituto destinou 108 vagas, nos cursos técnicos em Eletromecânica (36 vagas), Informática (36) e em Mineração (36).

Metade das vagas é reservada para ações afirmativas e serão preenchidas por candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

O processo de seleção para os dois editais inclui provas objetivas, que serão aplicadas no dia 24 de junho. Os candidatos também devem ficar atentos à documentação necessária para inscrição e para fazer as provas.

Podem se inscrever para os cursos técnicos concomitantes pessoas que estejam cursando o Ensino Médio em outras instituições ou que já tenham concluído. Já para os subsequentes, é exigido que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio.

Há vagas em 23 cursos nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Para os cursos técnicos integrados e qualificação profissional, há oportunidades para quem tem mais de 18 anos, tem o Ensino Fundamental completo, mas ainda não terminou o Ensino Médio.

Nesse edital, são quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dois de qualificação profissional nos campi Santa Teresa, Serra e Vitória. Os candidatos aprovados ingressam na instituição já no segundo semestre deste ano. Todos os cursos do Ifes são gratuitos.

 

FIQUE POR DENTRO

Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes

 

Inscrições: até 1° de junho, pela internet.

Taxa de inscrição: R$ 68.

Solicitação de isenção de taxa: até 25 de maio. Podem solicitar a isenção do pagamento de taxa:

- No caso dos cursos concomitantes: candidatos que tenham feito as duas últimas séries do Ensino Fundamental em escolas públicas.

- No caso dos cursos subsequentes: candidatos que tenham feito as duas últimas séries do Ensino Médio em escolas públicas.

Nos dois casos, alunos bolsistas de escolas particulares, em função de carência socioeconômica, também podem solicitar.

Provas objetivas: 24 de junho, das 14h às 18h.

Resultado final: 13 de julho.

 

Campus Cachoeiro de Itapemirim

Técnico em Eletromecânica - Concomitante (36 vagas - noturno)

Técnico em Informática - Concomitantes (36 vagas - noturno)

Técnico em Mineração - Concomitante (36 vagas - noturno)

Comentários