Função indispensável ao desenvolvimento humano - Jornal Fato
Educação

Função indispensável ao desenvolvimento humano


Marcos Leão

 

Neste domingo (15) comemora-se mais um Dia do Professor, profissional que tem papel crucial à frente de um dos maiores desafios do país, alinhar o desenvolvimento econômico ao social. Em palavras mais simples: igualar as oportunidades e distribuir renda.

 

"A atuação do docente é fundamental para que haja progressos na sociedade, para que acreditemos na esperança de um dia melhor com pessoas melhores, muito mais competentes e humanas", reforça a professora cachoeirense Simone Pacheco Lacerda.

 

A fórmula do sucesso é conhecida, mas - infelizmente - pouco seguida: nações desenvolvidas apostaram em salário inicial atraente e carreira promissora nas salas de aula.  

 

O objetivo deste conteúdo especial preparado pelo jornal ES de FATO é exaltar a importância da área de educação e a nobreza da profissão, apesar de marcada pelos baixos salários e precárias condições de trabalho. Cenário observado em países subdesenvolvidos, com altos níveis de corrupção política, como o Brasil, onde os professores deveriam viver situação oposta se o interesse dos governantes fosse realmente o desenvolvimento humano, com o consequente aumento da renda per capta. 

 

Embora o estigma prevaleça em grande parte do país, há exemplos de superação, com o direcionamento real de recursos para a educação, que - bem geridos - resultaram em progressos significativos.

 

É o caso da cidade vizinha Presidente Kennedy, onde valorização do professor e sua área de atuação permitiram que o município, que vivia a triste situação de contar com quase metade de sua população analfabeta há poucas décadas, ocupe atualmente a terceira posição no Espírito Santo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerado o principal indicador do segmento no país.

 

"Acredito, assim como Nelson Mandela sempre colocou, que toda mudança só se faz através da educação. Para sermos mais saudáveis, sabermos cuidar melhor de nossas moradias... tudo gira em função da educação, que é realmente o motor que pode mudar o mundo", reconhece a secretária municipal kennedense Dilzerly Miranda Machado.

 

Com o Ideb, defendem especialistas, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da área: aprendizagem e fluxo.

 

O índice, segundo educadores, também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade do ensino, que passa pela valorização do professor, necessariamente.  

 

Segundo a Constituição, o acesso à educação básica é um direito de todo o cidadão. O desenvolvimento humano a tem como base, reforçando a própria palavra que lhe designa.

 

No entanto, especialistas ressalvam que não basta o aluno estar na escola, é preciso garantir que ele aprenda. Nobel de Economia, o americano James Heckman ensinou em recente entrevista: "investir na educação de crianças é mais eficaz que distribuir renda". É necessário dizer mais algo?

 

Paixão

 

Poucos profissionais demonstram tanta paixão pelo seu ofício quanto professores plenamente realizados com sua vocação. Isto, independente das condições de trabalho - o que é o mais difícil.

 

A jovem, porém experiente, Simone Lacerda está entre os muitos que se enquadram nesta circunstância. "É uma carreira que perpassa o coração porque o material de trabalho é o humano. Somos responsáveis pela formação deste sujeito que atuará nos mais diferentes setores sociais e contribuirá, decisivamente, para que o mundo contemporâneo torne-se melhor, menos egoísta e mais justo", conclui.

Comentários