Escolas se adaptam ao novo sistema integral em Cachoeiro - Jornal Fato
Educação

Escolas se adaptam ao novo sistema integral em Cachoeiro


A capoeira é uma das novas atividades, intercaladas com matérias do núcleo comum

As duas escolas municipais que compõem o projeto-piloto do sistema integral em Cachoeiro completaram, no fim desta semana, dez dias com a novidade. Por conta do feriado de carnaval, uma delas contou, nesta quinta-feira (15), com a aula inaugural da capoeira, uma das disciplinas que passam a integrar o currículo.

 

A aula inaugural foi na Aurora Estellita Herkenhoff, no bairro Aquidaban, que oferece turmas de pré-escola (alunos de 4 e 5 anos). As crianças puderam ter contato com os conceitos básicos, instrumentos e até arriscaram alguns movimentos. Rita Frade Paganini, que gestora da escola, também participou e se mostrou satisfeita com a interação proporcionada pela capoeira.

 

Segundo ela, o processo de adaptação fará com que cada disciplina se adapte à realidade dos alunos e da equipe. "Percebe-se que a criança é envolvida, abraçada pelas novas atividades, que estimulam diversas áreas do conhecimento", comemorou.

 

Na outra escola, a Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima, todas as aulas inaugurais ocorreram na primeira semana. Ali são oferecidas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A gestora, Geilza dos Santos Álvaro, ressalta a grande aceitação da comunidade às mudanças.

 

"A equipe da escola, ao caminhar pelo bairro, ao entrar em algum comércio ou na hora da entrada e saída dos alunos, fica sabendo pelos pais sobre a empolgação das crianças, em casa, com as novidades vivenciadas na escola, e isso é muito gratificante. Estamos fazendo ajustes naturais, que também são típicos do início de ano letivo", afirma.

 

No período integral, a criança entra às 7h e sai às 17h, de segunda a sexta. A nova grade tem tempo livre orientado e o almoço e intercala matérias do núcleo comum a novas atividades, como dança, musicalização, complementações de cálculo e de leitura, teatro, orientação para a vida, inglês, artes plásticas e capoeira.

Comentários