Escolas ampliam uso de brinquedos e jogos como recurso pedagógico - Jornal Fato
Educação

Escolas ampliam uso de brinquedos e jogos como recurso pedagógico

O objetivo é que as crianças desenvolvam melhor as suas habilidades motoras, físicas e de raciocínio


Os pedagogos repassarão os conhecimentos aos demais professores da rede

Brinquedos e jogos estarão ainda mais presentes nas salas de aula da rede pública em Cachoeiro de Itapemirim, segundo a Prefeitura. Professores e pedagogos recebem formação para uso desses itens. O objetivo é que as crianças desenvolvam melhor as suas habilidades motoras, físicas e de raciocínio.

Desde ontem, 120 pedagogos participam das oficinas. De amanhã a sexta, 645 professores que atuam com as turmas da pré-escola ao 5° ano estarão em formação sobre a utilização dos jogos e brinquedos adquiridos para as escolas municipais.

Os cursos acontecem no Centro de Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb), na localidade de Morro Grande, sem prejuízo à carga horária dos estudantes da rede municipal.

Milhares de novos jogos e brinquedos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). São 92 tipos de itens, entre eles conjunto alfanumérico, relógio didático, jogo de memória, dominó para alfabetização, fantoche de animais, bloco lógico, sólidos geométricos e quebra-cabeça.

A empresa que forneceu os itens, de Curitiba, enviou nesta semana, também, uma pedagoga especialmente para dar o treinamento aos educadores.

"Os jogos e brinquedos têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem para dos estudantes. É um material rico, que potencializa os diversos conteúdos do currículo escolar. Outro ponto é que torna as aulas mais divertidas, atrativas e mais produtivas por meio das brincadeiras", comentou a secretária de Educação, Cristina Lens.

De acordo com a Secretaria de Educação, cada pedagogo que participa das aulas em Morro Grande se torna um multiplicador, pois vai repassar os conhecimentos aos demais professores da rede municipal.

Comentários

VEJA TAMBÉM...