Educação prioriza investimento em escolas e professores - Jornal Fato
Educação1

Educação prioriza investimento em escolas e professores

Até 2019 serão investidos R$ 10 milhões na rede pública de ensino municipal


- Foto:Divulgação/PMCI

Ao longo deste ano, a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) viabilizou muitas ações para a melhoria do ensino, do aprimoramento dos profissionais e das estruturas físicas da rede municipal.

Os alunos foram beneficiados com a aquisição de uniformes e jogos pedagógicos que compõem os materiais de aprendizado na sala de aula. Todas as escolas da rede ganharam também, playground e um laboratório de capacitação. Os alunos com necessidades educacionais especiais contam com salas de recursos multifuncionais e profissionais capacitados em mais de 40 escolas da rede municipal.

Mais de 2 mil estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados com ações para potencializar o aprendizado em leitura, escrita e matemática por meio do Programa Mais Albetização (PMALFA), quando o professor conta com um assistente para proporcionarem atividades que ajudam o aluno a compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita, de modo a desenvolver autonomia de leitura e estratégias de compreensão e de produção de textos.

De acordo com a Seme, um dos maiores desafios na educação, nos dias atuais, é o enfrentamento de fatores intra e extraescolares, o que exige dos profissionais da área um processo constante de atualização. A secretaria ofereceu formação continuada aos 3 mil profissionais da área durante o ano.

Os professores e gestores participaram de oficinas de treinamentos e aperfeiçoamento como trabalho pedagógico através de jogos e brincadeiras, curso básico de Libras para atender as necessidades específicas dos alunos e diálogos constantes sobre a gestão na solução de problemas encontrados na prática escolar na busca de novos resultados.

 

Escolas

Outra importante ação em 2018 foram as ordens de serviço que conduzem a manutenção, como instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), melhorias em acessibilidade e sistema contra incêndios, pintura, alvenaria, parte elétrica e hidrosanitária, cobertura, marcenaria e carpintaria de 24 unidades de ensino, localizadas em diversos pontos do município, tanto na sede quanto no interior.

A escola municipal Olga Dias da Costa Mendes, no bairro Coronel Borges, ganhará um novo prédio. A antiga unidade foi demolida e o novo espaço terá três pavimentos, salas amplas, pátio e estacionamento.

Serão cerca de R$ 10 milhões investidos pela prefeitura nessas obras que fazem parte do Programa de Investimentos com recursos próprios do município para 2018 e 2019.

"Estamos trabalhando para cumprir nossa meta que é dar manutenção e reforma em todas as unidades de ensino. Entendemos que existe uma rede de valores para que a aprendizagem se efetive com qualidade, como infra estrutura, equipamentos e formação continuada de professores. Fechamos o ano com saldo positivo em cumprimento das ações planejadas", frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

 

Comentários