Educação inclusiva em pauta - Jornal Fato
Educação1

Educação inclusiva em pauta

Nesta segunda-feira (23 de abril) celebra-se o Dia Nacional da Educação de Surdos - importância da linguagem gestual é um dos temas lembrados


Instituto INECSE, em parceria com faculdades conveniadas, oferece cursos de pós-graduação na área de Educação Especial, entre eles o de Libras - Foto: Divulgação

No Brasil, cidadãos portadores de necessidades especiais têm o direito à educação garantido por lei. Mas, na prática, sabemos que em nosso país nem tudo que está no papel é cumprido de fato.  

Com a finalidade de sensibilizar a sociedade quanto à situação das pessoas com deficiência auditiva, enfatizando a necessidade de melhoria nas condições de trabalho e educação - da qualidade de vida, no geral -, nesta segunda-feira (23 de abril) celebra-se o Dia Nacional da Educação de Surdos.

Fóruns, debates, exposições, encontros para troca de experiências e outras atividades do tipo costumam ser promovidas na data. O objetivo é também destacar a importância da linguagem gestual.

 

Inclusão

Em Cachoeiro de Itapemirim, chama a atenção, neste sentido, a atuação do Instituto INECSE. Em parceria com faculdades conveniadas, trabalha com cursos de pós-graduação na área de Educação Especial, entre eles o de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

"É um curso que tem por objetivo desenvolver a importância do domínio da língua de sinais para o processo de mudança e inclusão do deficiente auditivo, bem como para o surdo, na escola e na sociedade. Garantindo a esta população eficiência no ensino-aprendizagem, e em sua comunicação no dia a dia", explica Leandro Dellatorre, que administra o INECSE junto com a esposa, Graziela.

 "Trabalhamos incansavelmente em prol da inclusão em todos os campos. Hoje, temos orgulho em dizer que todos os nossos cursos contam com intérprete de Libras disponível. E, portanto, são acessíveis aos surdos e ao deficiente auditivo em geral", garante.

Além disso, Leandro divulga que o INECSE proporciona ensino de Libras gratuito para a comunidade, com abertura de turmas duas vezes por ano.

O instituto ainda tem mais cursos voltados para a área de Educação Especial, como os de AEE (Atendimento Educacional Especializado), Cuidador de Idosos e Crianças com Necessidades Especiais, e pós-graduação com ênfase em Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Altas Habilidades e Superdotação.

"São cursos presenciais, com docentes qualificados e com aprendizado garantido. Nossa marca registrada são nossas aulas com dinâmica excelente, metodologia moderna e foco na qualidade do ensino", conclui Leandro Dellatorre.

Leandro Dellatorre e a esposa, Graziela - idealizadores do Instituto INECSE

 

 

Comentários