Crianças e adolescentes conhecem profissões - Jornal Fato
Educação1

Crianças e adolescentes conhecem profissões

Expectativa é de que se sintam mais entusiasmados em prosseguir na vida escolar para chegar ao mercado de trabalho


Policiais militar e civil, artista plástico e turismólogo já realizaram palestras na unidade de Jardim Itapemirim - Foto: PMCI

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim, iniciou, há três meses, o projeto Oficina de Profissões. A iniciativa proporciona contato entre as crianças e adolescentes atendidas na unidade com profissionais de diversas áreas de atuação, por meio de palestras mensais realizadas no contraturno escolar.

Os primeiros encontros foram realizados com policiais militar e civil, artista plástico e turismólogo, e está previsto para o próximo dia 19 uma palestra com bombeiro e motorista. Com isso, a expectativa da equipe do Cras é de que os menores de idade conheçam detalhadamente as profissões e, consequentemente, sintam-se mais entusiasmados em prosseguir na vida escolar para chegar ao mercado de trabalho no futuro em melhores condições.

"Nossa intenção é colaborar no combate à evasão escolar ocasionada pela falta de motivação. É comum os meninos e meninas que atendemos dizerem que não sabem qual é a real importância de ir à escola. Tendo isso em vista, buscamos promover mais conhecimento a respeito do assunto e provocar entusiasmo, mostrando a eles diferentes perspectivas de futuro", explica a coordenadora do Cras de Jardim Itapemirim, Roseane Leonor Gomes.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra o projeto é iniciativa simples, mas inovadora, "que certamente renderá muitos frutos". Ela elogia o trabalho desenvolvido nas unidades de referência para assistência social junto à população do município "que se encontra em situação de vulnerabilidade social".

 

Unidades de referência

Cachoeiro conta com cinco unidades do Cras, localizadas nos bairros Alto União, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Zumbi e no distrito de Burarama. Centenas de pessoas são atendidas por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) acompanha famílias em situação de risco social através do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Comentários