Cachoeiro amplia programa de ética e cidadania para estudantes - Jornal Fato
Educação

Cachoeiro amplia programa de ética e cidadania para estudantes

Objetivo é promover valores éticos e cívicos entre os estudantes do 5º ano do ensino fundamental


- Foto: Divulgação

O programa "Um Por Todos e Todos Por Um!", que iniciou em 2023 com a participação de quatro escolas no município, ampliou sua abrangência em 2024, envolvendo nove instituições municipais de ensino. A iniciativa - que conta com a parceria entre Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município (CGM) de Cachoeiro e Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro (Seme) - visa promover valores éticos e cívicos entre os estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

A CGU foi responsável por fornecer os materiais educativos que serão trabalhados nas escolas participantes, marcando o início do cronograma de atividades no município. "Estamos muito satisfeitos em poder expandir o programa 'Um Por Todos e Todos Por Um!' em Cachoeiro de Itapemirim. Essa iniciativa é de extrema importância para a formação cidadã de nossos jovens, incentivando valores como ética, cidadania e responsabilidade social desde cedo", destacou Mylena Lopes, Controladora Geral do Município.

O prefeito Victor Coelho também comentou sobre a importância do programa para a comunidade cachoeirense. "O 'Um Por Todos e Todos Por Um!' proporciona uma abordagem pedagógica essencial para o desenvolvimento dos nossos estudantes, promovendo valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e ética", ressaltou o prefeito.

 

 

O diferencial do programa é a utilização dos personagens da Turma da Mônica em seu material didático, oferecendo uma abordagem lúdica e atrativa para os alunos. Entre os temas abordados pelo programa estão a autoestima, respeito, inclusão, democracia, participação social, preservação do meio ambiente, solidariedade e voluntariado. Além disso, o programa visa combater o bullying e promover uma cultura de paz nas escolas e na comunidade em geral.

Com a participação ativa dos educadores, das famílias e de toda a comunidade, o programa "Um Por Todos e Todos Por Um!" busca transformar a escola em um núcleo de formação cidadã, preparando os estudantes para serem agentes de mudança em suas comunidades e para o futuro da sociedade.

Comentários