"Sussurrofone" estimula a leitura entre estudantes - Jornal Fato
Educação1

"Sussurrofone" estimula a leitura entre estudantes

O projeto foi aplicado na escola Eliseu Lofego, localizada em Cachoeiro de Itapemirim


Foto: Divulgação

Incentivar a leitura e melhorar o desempenho na escrita. Esses foram os objetivos que levaram os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Eliseu Lofego, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, a construir, em sala de aula, um objeto montado de forma caseira, chamado "sussurrofone".

O projeto foi coordenado pela professora do Núcleo Comum, Claudia Vimercatti de Oliveira, e contou com a participação de familiares dos educandos. Segundo a educadora, o objeto construído com cano de PVC ajuda na fluência e estimula o gosto pela leitura.

"Meus alunos precisavam melhorar a leitura, e minha preocupação foi estudar uma estratégia lúdica e dinâmica que os ajudassem a ouvir a si mesmos, para tentar corrigir sua pronúncia. Então, a ideia do 'sussurrofone' veio para ajudar nestas questões. A parceria da família foi muito importante nesse processo, pois incentivou as crianças a participarem da atividade", afirmou a professora.

Para a diretora Michelle Fonseca Nasr, o trabalho foi um verdadeiro sucesso e acumulou resultados positivos. "Eu achei incrível a forma e o encantamento tanto dos estudantes quantos dos pais, que mais do que nunca se envolveram nessa ação trazendo os materiais e construindo os objetos sonoros", concluiu.

 

O "sussurrofone"

O chamado "sussurrofone" tem aproximadamente 20 cm e é feito artesanalmente, com o uso de materiais hidráulicos. Para cada objeto, foi usado um pedaço de cano e dois 'joelhos', que dão uma curvatura, captando a voz da boca e levando o som até o ouvido.

O formato é bem parecido com o de um telefone, e ele também tem funções semelhantes ao aparelho, como falar por um lado e escutar por outro, amplificando a voz. O aparelho artesanal faz com que o estudante possa ouvir a própria voz em forma de sussurro, daí originou-se o nome "sussurrofone".

Comentários