Terminal Pesqueiro deve ficar pronto ano que vem - Jornal Fato
Economia

Terminal Pesqueiro deve ficar pronto ano que vem

Maior empreendimento com recursos públicos do sul do estado em andamento, obras do terminal seguem a todo vapor


 

Redação

 

Maior empreendimento com recursos públicos do sul do estado em andamento, Terminal Pesqueiro de Itaipava segue a todo vapor. A obra do Terminal pesqueiro de Itaipava, compreende área total de 7.850 m² e está em construção. A previsão é que a estrutura entre em funcionamento até dezembro do ano que vem.

 

Cerca de 50% da obra já foi concluída e o local terá capacidade para atender cerca de 400 embarcações locais, mais o fluxo de embarcações das cidades vizinhas. Com o desembarque facilitado, mais barcos devem atracar em Itaipava, gerando mais clientes para restaurantes, pousadas, comércio e demais setores que fomentam a economia local, que gira em cima do pescado.

 

Segundo o Engenheiro Guilherme Caldeira, 100% da fundação offshore já foi executada, que é a parte mais complexa. Hoje, a obra encontra-se na fase de superestrutura, consistindo na execução dos blocos de coroamento elípticos e da 1ª laje do Terminal Pesqueiro e Píer de Atracação.

 

O escoramento utilizado na sua construção é invertido, ou seja, toda a estrutura é pendurada em perfis e treliças metálicas que correspondem a, aproximadamente, 500 toneladas de material - cerca de 25 carretas.

 

A obra estima uma produtividade média de 500 metros cúbicos de concreto por mês até a finalização desta etapa. Para execução da obra, a empresa responsável conta com diversos equipamentos de grande porte como Guindaste de 125 toneladas, Balsa Munck, escavadeira e rebocador, além de outros de menor porte, como geradores, compressores, rompedores pneumáticos, máquinas de solda, conjunto óxi-corte e etc.

 

Nos últimos meses, o prefeito em exercício Thiago Peçanha Lopes tem se dedicado para que a obra avance. O mandatário é filho de pescador e acredita que o empreendimento vai mudar a vida dos pescadores do Distrito de Itaipava. Além disso ele espera que a economia de Itapemirim cresça com essa instalação que abrirá muitos postos de emprego no decorrer dos anos de funcionamento deste Terminal Pesqueiro.

 

"Estamos falando do maior Terminal Pesqueiro do país. Isso vai impactar toda economia de Itapemirim e do sul do estado. Faremos o possível para entregar essa obra o mais precocemente. E vamos caminhar para investir também nas proximidades deste local onde foi instalado este empreendimento", anuncia o prefeito.

 

 

Pesca

 

O terminal deve oferecer condições para crescimento relevante ao setor pesqueiro da região que já é um dos mais fortes do país. Sua finalidade é abastecer as embarcações com gelo, óleo diesel, retirada e beneficiamento do pescado, oferecer oficina para barcos, escola náutica, centro administrativo e um centro de apoio aos pescadores que são trabalhadores rústicos que necessitam de uma atenção especial por parte da gestão pública.

 

Segundo o secretário municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, o terminal pesqueiro vai "trazer dignidade para a pesca, para o pescador, pois proporcionará mais conforto e comodidade aos trabalhadores".

 

Comentários