Parceria garante financiamentos para indústrias - Jornal Fato
Economia

Parceria garante financiamentos para indústrias

Findes e Bandes atuam juntos para tentar incentivar investimentos em modernização e inovação da produção


Uma nova alternativa surge para empresários ligados à indústria capixaba: O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), acaba de lançar linha de crédito voltada para investimentos em modernização, melhoria na produção e investimento em inovação por meio de tecnologias da informação e automação industrial.

Chamada de "Bandes Indústria 4.0", a linha foi lançada em abril e possibilita o aumento de produtividade e do valor agregado da produção do parque industrial capixaba. "A novidade beneficiará toda uma cadeia produtiva. O empresariado poderá investir em modernização de seu parque industrial com foco na inovação e boas práticas de produção, gestão e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Este investimento agregará valor e produtividade à indústria", destaca o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal.

O presidente da Findes, Leonardo de Castro, ressalta que o novo produto foi pensado de forma conjunta entre o banco de fomento e a federação. "Esta é uma linha de financiamento construída sob medida para a indústria que está em busca de inovação. Nós vamos disponibilizar todas as informações e a nossa estrutura, com pessoal capacitado para as indústrias associadas construírem planos robustos para apresentar ao Bandes", destacou.

 

Indústria 4.0

 "As indústrias capixabas encontram soluções completas para se adequarem à realidade 4.0: o Senai está totalmente capacitado para oferecer soluções tecnológicas e preparar as empresas, o Bandes oferece o financiamento das implementações e o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), pode ajudar os empresários na orientação e na construção dos projetos de financiamento", complementa Léo de Castro.

O conceito de Indústria 4.0 está ligado diretamente à nova revolução industrial, que facilita a visão e a execução de "fábricas inteligentes", ou seja, indústrias mais modernas, produtivas, inovadoras e que adotam tecnologia em seus processos, gestão e produção. As linhas de crédito voltadas à Indústria 4.0 atendem a uma demanda do parque industrial capixaba e apresentam condições para investimentos atrativas para o empresariado.

Para Aroldo Natal, a linha de crédito pretende tornar a indústria 4.0 uma realidade para as empresas capixabas, facilitando as "fábricas inteligentes". "Para proporcionar esta mudança, o Bandes oferece soluções de crédito para as empresas investirem em tecnologias emergentes de TI e automação industrial, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas", informa.

 

Condições

Quem pode contratar?

Empresas sediadas no Espírito Santo com atestado de enquadramento emitido pela FINDES.

 

O que pode ser financiado?

Investimento em infraestrutura; aquisição de máquinas, equipamentos e componentes eletrônicos importados, inclusive despesas de importação; transferência, licenciamento e absorção de tecnologias; avaliação/certificação, treinamento e consultoria; despesas relacionadas a patentes e de propriedade intelectual.

 

Comentários