Jazidas de rochas serão certificadas no Estado - Jornal Fato
Economia

Jazidas de rochas serão certificadas no Estado

Inicialmente serão certificadas 50 jazidas, mas a proposta do Sindirochas chegar a todas as áreas de extração do setor


- Alessandro de Paula

 

 

Redação

 

O Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) realizada no estado a certificação de 50 jazidas de extração de rochas.

 

O projeto está sendo desenvolvendo em parceria com a certificadora alemã TÜV Rheinland para certificação das pedreiras capixabas. O objetivo é desenvolver um certificado de regularidade com avaliação documental.

 

A responsável comercial da TÜV, Uiara Antonaglia Petschelies, apresentou ao conselho gestor os ramos de atuação da empresa e os benefícios da certificação customizada.

 

"O interessante de um protocolo customizado é poder reunir todas as normas em uma só. Quando seguimos este perfil, sabemos que a auditoria será feita por um profissional qualificado para avaliar o escopo estabelecido", explicou.

 

Como primeiro passo da ação, o Sindirochas está desenvolvendo em parceria com a empresa certificadora um protocolo de exigências que analisará a legalidade da pedreira quanto aos documentos exigidos para a operação.

 

A certificação será feita para cada frente de lavra especificamente, desde que possua toda documentação para operar.

 

Segundo Tales Machado, o sindicato espera certificar inicialmente pelo menos 50 jazidas.

 

"É claro que nosso objetivo é que todas as frentes de lavras do Estado participem deste projeto, mas inicialmente já temos a adesão de 50 jazidas, que serão certificadas por meio de documentação de regularidade", adiantou.

Comentários