IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer - Jornal Fato
Economia

IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Para eles, o calendário de pagamentos teve início nesta sexta-feira (04)


Os proprietários de veículos leves com finais de placa que vão de 6 até 0 devem ficar atentos às datas de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para eles, o calendário de pagamentos teve início nesta sexta-feira (04). Os proprietários que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento terão 5% de desconto. Aqueles que preferirem parcelar poderão dividir o valor integral do imposto em quatro vezes.

A partir deste ano, o Documento Único de Arrecadação (DUA) do IPVA está disponível apenas na internet, no site do Departamento Estadual de Trânsito (detran.es.gov.br), ou no da  Secretaria de Estado da Fazenda (sefaz.es.gov.br). A mudança tem por objetivo conferir mais segurança para o contribuinte, tendo em vista o número de boletos extraviados. Além disso, também visa a colaborar com as boas práticas de sustentabilidade e otimizar a utilização dos recursos públicos em razão das novas tecnologias.

Metade do valor arrecadado com o IPVA pertence ao município onde o veículo está emplacado. A parcela que fica com o Estado vai integrar o orçamento anual e é destinada às diversas áreas de atuação do Estado, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura. Assim, seu uso não está, necessariamente, ligado à construção ou à manutenção das vias públicas.

Comentários