Governo discute gestão estratégica de projetos prioritários - Jornal Fato
Economia

Governo discute gestão estratégica de projetos prioritários

Equipes do governo concluíram nesta terça (03) mais um ciclo da gestão estratégica dos projetos prioritários


 

Foto Leonardo Duarte/Secom-ES

 

Redação

 

Em reunião com o governador Paulo Hartung, o secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, e as equipes do Escritório de Projetos do Governo, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e das secretarias de Estado de Meio Ambiente, Governo e Agricultura concluíram, nesta terça-feira (03), mais um ciclo da gestão estratégica dos projetos prioritários do governo.

 

Entre as obras que fazem parte da carteira de projetos estruturantes está o novo pronto-socorro do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, que ocupará uma das alas do Hospital da Polícia Militar, em Vitória, e que será entregue à população nesta semana.

 

Segundo Regis Mattos Teixeira, periodicamente a equipe do Escritório de Projetos do Governo - ligado à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) -, reúne-se com o governador para realizar gestão estratégica dos projetos prioritários. 

 

"Na prática, essa gestão envolve um ciclo que vai desde o planejamento, passando pela execução, pelo monitoramento e pela avaliação dos programas prioritários de Governo", explica o secretário.

 

A mudança do Pronto-Socorro do Hospital Infantil para o HPM garantirá mais conforto e qualidade na atenção aos pacientes, ampliando a capacidade de atendimento.

 

Além dessa, outra obra prioritária é a do sistema de produção e distribuição de água do Rio Reis Magos, que vai atender diretamente 150 mil pessoas e indiretamente 700 mil, por diminuir a sobrecarga sobre o sistema Santa Maria da Vitória.

 

O sistema será importante principalmente para a região de Serra-Sede e seu entorno, com influência inclusive na região do Civit.  "É um passo importante na garantia de segurança hídrica", explica o secretário da SEP.

 

Da carteira prioritária do governo fazem parte 21 projetos estruturantes que envolvem centenas de ações e obras, nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Justiça, Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Regional, Infraestrutura Logística, Meio Ambiente e Agricultura, Cultura, Turismo e Esporte, e Gestão Pública.

 

"Os investimentos monitorados incluem obras rodoviárias, de saneamento básico, de escolas, unidades de saúde, de intervenção na Região Metropolitana, como as avenidas José Sette, em Cariacica, Leitão da Silva, em Vitória, e Leste-Oeste, ligando Cariacica a Vila Velha, entre tantas outras", diz Regis Mattos.  

 

Ele explica que a execução das obras é acompanhada pela equipe do escritório junto com secretarias e órgãos do Estado, sob a coordenação do governador. Em reuniões como a realizada nesta terça-feira, são tomadas decisões necessárias para que os projetos avancem com regularidade e que os investimentos sejam entregues à população capixaba.

 

Segundo Mattos, o modelo de gestão da estratégia do governo visa a aumentar a capacidade de executar entregas relevantes, de alto benefício e grande poder de transformação na sociedade capixaba.

Comentários