Dataci e Ifes firmam parceria para desenvolver soluções tecnológicas - Jornal Fato
Economia

Dataci e Ifes firmam parceria para desenvolver soluções tecnológicas

A contrapartida do município será a concessão de vagas para estágios para estudantes do Instituto Federal


O primeiro produto a ser desenvolvido é o aplicativopara uso de gestores, professores e alunos de escolas municipais

A Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) assinou termo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro. Serão desenvolvidas soluções em tecnologia da informação e comunicação (TIC), traduzidas por aplicativos para celulares e sistemas para computadores. O objetivo é facilitar a vida do cidadão cachoeirense na sua rotina diária.

Com base em pesquisas a serem feitas junto a diferentes setores da prefeitura e, também, a cidadãos, a Dataci definirá as áreas de desenvolvimento, de modo que as futuras soluções possam atender às necessidades e expectativas da população. Já foram realizadas reuniões entre as equipes de ambas as instituições, com o objetivo de criar o cronograma de trabalho a ser seguido.

O primeiro produto que se resultará dessa parceria é o aplicativo para celulares educ@ci, que permitirá aos gestores, professores e alunos das escolas municipais acessarem informações como desempenho escolar, frequência, horário de aulas e grade de disciplinas, entre outros conteúdos.

Os produtos desenvolvidos a partir do convênio não serão alvo de proteção intelectual, transformando-se em ferramentas de domínio público que poderão ser utilizadas, após realizadas as devidas customizações, por prefeituras de outros municípios capixabas e até de outros estados.

 

Contrapartida

A contrapartida a ser dada pelo município pelo desenvolvimento das ferramentas tecnológicas desenvolvidas por professores e alunos do Ifes será a concessão de vagas para estágios para os estudantes.

O documento que sacramentou o acordo foi assinado, no último dia 23, pelo presidente da companhia, Carlos Henrique Salgado, e pelo diretor-geral do Ifes Campus Cachoeiro, Edson Maciel Peixoto.

"Todo avanço nas tecnologias de informação e comunicação trazem grandes impactos, alterando o tempo e espaço nos mecanismos tradicionais", destacou Salgado.Para o diretor de Gestão da Dataci, Marcelo Vivacqua, esta ação ratifica o compromisso da companhia em elaborar soluções inovadoras para o cidadão cachoeirense.

"A criação de conexões com diversos atores do ecossistema não somente de Cachoeiro mas também de outros municípios, como a prefeitura de Vitória, é uma premissa básica da inovação, visto que ninguém detém todas as competências necessárias à solução dos problemas", explicou Vivacqua.

Para Marcelo Cornélio, diretor de Tecnologia de Informação, a função desta parceria é produzir e trazer desenvolvimento tecnológico para o município."Este é um momento muito especial para a Dataci, porque entendemos que o conhecimento é capaz de transformar realidades, práticas e experiências. Quanto mais forças somarmos em conjunto para atingir esse objetivo, assim faremos", disse Cornélio.

Comentários