Clientes poupam R$ 118 mil no primeiro dia de mutirão
O estande do Procon funciona na estrutura da Feira de Negócios até sexta-feira (20). O mutirão acontece de 9h00 às 16h00
Os clientes de financeiras, banco, operadoras de telefonia, tevê via satélite e da concessionária dos serviços de água e esgoto economizaram, apenas ontem, quase R$ 120 mil. O valor inicial de todos os débitos superava R$ 191 mil e apenas Cerca de R$ 73 mil serão pagos. Ou seja, o desconto médio foi de 61%.
O valor, preliminar, é resultado do primeiro dia do mutirão de negociação de dívidas promovido pelo Procon de Cachoeiro, durante a Feira de Negócios, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no bairro Aeroporto.
Os descontos concedidos pelas empresas são substanciais. Pelo menos três débitos, que somavam aproximadamente R$ 2,5 mil, foram perdoados. Mas, os casos mais impressionantes foram de dívidas com financeira. Uma delas, de pouco menos de R$ 51 mil teve 83% de desconto e o valor caiu para 8,5 mil, que será pago em três parcelas, sem entrada. Em outro caso, pendência que já atingia R$ 8,5 mil foi negociada e reduzida para R$ 150,00, valor pago à vista.
De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Marcos Cesário, sozinhos, os consumidores não conseguiriam condições tão vantajosas. "Representa a readequação na vida financeira do consumidor. Vivemos momento de crise e superendividamento. Nem sempre se deixa de pagar por opção. Às vezes ocorrem problemas sérios de saúde, por exemplo. Nós estamos aqui possibilitando que esse consumidor tenha uma vida financeira novamente equilibrada. Aquilo que da forma habitual, do dia a dia, ele, pessoalmente, fazendo a negociação por si só, não conseguiria", analisa.
Atendimento
O estande do Procon funciona na estrutura da Feira de Negócios até sexta -feira (20). O mutirão acontece de 9h00 às 16h00. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. Para negociar com as empresas é preciso apresentar documentos de identidade, CPF, além de outros que comprovem a dívida, tais como notas ficais, boletos pagos, não pagos, protocolos ou quaisquer outros que possam colaborar para o acordo.
ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES
Bradesco
Número de senhas: 40 por dia, sendo seis preferenciais
Não haverá atendimento para crédito imobiliário e renegociação de dívidas (somente na agência).
Crefisa
Número de senhas: 24 por dia, sendo quatro preferenciais
Fará atendimento de renegociação de dívidas e débitos de clientes, estejam eles com o contrato em dia ou não.
BRK
Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais
Fará atendimentos referentes à negociação de débitos e, ainda, à religação, se for necessário.
CDL
Pesquisa de banco de dados
BV Financeira
Número de senhas: 30 por dia, sendo cinco preferenciais
Banco do Brasil
Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais
Caixa Econômica Federal
Número de senhas: 80 por dia, sendo 12 preferenciais
Oi Telemar
Número de senhas: 30 por dia, sendo seis preferenciais
Vivo
Número de senhas: 40 por dia, sendo oito preferenciais
Claro/Embratel
Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais
A empresa fará negociações de dívidas a partir de 60 dias de atraso. Não há exceções.
Acisci
Pesquisa de banco de dados.
Sky
Número de senhas: 24 por dia, sendo quatro preferenciais
Observações: Atendimento será via telefone (0800 728 71 50) por intermédio de servidor do Procon.
Dacasa
Número de senhas: 50 por dia, sendo oito preferenciais
Observações: Atenderá todos os clientes com atraso superior a 60 dias.