Uma peça de teatro como nunca se ouviu - Jornal Fato
Cultura

Uma peça de teatro como nunca se ouviu

O espetáculo tem proposta inédita: acessibilidade cultural ao surdo, sem necessidade de intérprete


O espetáculo com pano de fundo da ditadura militar, inspira-se na repressão, na falta de acessibilidade e comunicação que o surdo convive

A peça teatral Cidade Fria chega a Cachoeiro de Itapemirim nesta sexta-feira, 23, em duas apresentações, às 19h00 e 20h30 e no sábado, 24, às 17h00, com entrada franca, no Centro Cultural Nelson Sylvan.  

O diretor da Cia Encena de Teatro, autor do texto e ator, Thiago Neves ressaltou que o espetáculo tem proposta inédita: acessibilidade cultural ao surdo (sem necessidade de intérprete). "A peça narra a história de amor entre Edu (Renato Coelho) e Fernanda (Gabriela Bastos), a paixão do silêncio de um ouvinte por uma surda que se relaciona além da palavra falada, amor que mora no sentir, no olhar no abraço. O espetáculo é bilíngue, acontece na língua dos surdos (libras) e dos ouvintes", explica. 

Em meio a leveza e a doçura da história de amor está o frio encontro dos interpretes Thiago Neves, Maju Cansian, Diones Peres, Roberia Pret e Kae Alves que cortam a peça com depoimentos reais de torturas contextualizando a história ao texto. O pano de fundo é o período da ditadura militar no Brasil, época que a Libras era proibida.

A peça é realizada com recurso do Funcultura, através do Edital de Coletivo Juvenil 2017. O espetáculo tem duração de 50 minutos, mas "Todo processo de criação dura mais de um ano", explicou Thiago. Com informações de Luciana Maximo.

 

Serviço:

Cidade Fria - peça teatral - 50 minutos

Direção: Thiago Neves

Local: Centro Cultural Nelson Sylvan, Cachoeiro de Itapemirim

Três seções: 23/11 (19h00 e 20h30) 24/11 (17h00)

Entrada franca

Atores: Thiago Neves, Maju Cansian, Kae Alves e Renato Coelho

Participação especial: Gabriela Bastos, Roberia Pret, Diones Peres

Texto: Thiago Neves, Roberia Pret e Dione Peres

Sonoplastia & Iluminação: Rena Brasil

Maquiagem: Bianca Dias

Comentários