Projeto revitaliza praça e reforça a cultura - Jornal Fato
Cultura

Projeto revitaliza praça e reforça a cultura

Com novas oficinas, o circuito cultural realiza mais uma edição em Cachoeiro


Divulgação - Divulgação

O "Circuito cultural arte entre os povos" realiza sua 6ª edição em Cachoeiro de Itapemirim na semana que vem. As atividades acontecem na praça João Jardim, no bairro Paraíso, como no ano passado. Na quarta-feira (22), a abertura será com festividade alusiva ao dia do folclore.

Segundo a organizadora do evento, Joana D'Arck Caetano, o projeto traz a cultura como também prioridade para o país, além da saúde, educação, entre outros. Tem como objetivo promover a integração latino-americana, através da difusão das culturas.

Por isso os cursos e oficinas são a grande atração do evento e gratuitamente. Para a edição de 2018, novas foram criadas para melhor aproveitamento. Os aplicadores são profissionais de todo o Brasil, com currículos e experiência em projetos sociais. Entre as novidades, estão as oficinas de dança cigana, malabares, velas e turbantes e PA (artes plásticas).

Tem como importância o a valorização cultural, troca de vínculo e experiências entre quem participa. Os resultados materiais físicos, é na mudança do espaço onde acontece o evento. Muros são pintados, murais são criados, iluminação do local, infraestrutura geral. Os resultados imateriais, é o intercâmbio cultural onde traz experiência referente ao meio social.

"Me sinto contente pelo acolhimento na cidade de Cachoeiro com o evento, e mais uma vez acontecerá no bairro paraíso. Nas edições passadas, obtivemos resultados positivos com a quantidade de pessoas que participaram e absorveram aprendizados sociais", afirma organizadora.

A cidade aderiu ao circuito em 2013, mas, nacionalmente, o evento ocorre há nove anos, na região compreendida entre Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

 

 

PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO CULTURAL ENTRE OS POVOS

Quarta-feira - 22/08/2018

16h00 - Feira de Artesanato + Food Trucks
18h00 - Furdunço: Folia de Reis, Caxambu, Capoeira, Maculalê.
20h00 - Apresentação Musical Silvério Caetano

 

Quinta-feira - 23/08/2018

08h00 e 14h00 - Oficinas: Dança, Cigana, Cerâmica, Velas Artesanais, Tear, Turbante, Audiovisual, Artes Plásticas, Fotografia
09h00 às 15h00 - Contação de histórias: "Entrou por um lado, saiu pelo outro... E quem quiser que invente outro"
16h00 - Feira de Artesanato + Food Trucks
17h00 - Apresentação de Instrumentos Musicais Professores UNIMES
20h00 - Apresentação Musical Eliomar Art & Voz

 

Sexta-feira - 23/08/2018

08h00 e 14h00 - Oficinas: Dança Cigana, Cerâmica, Velas Artesanais, Tear, Turbantes, Audiovisual, Artes Plásticas, Fotografia
09h00 e 15h00 - Contação de histórias: "Entrou por um lado, saiu pelo outro... E quem quiser que invente outro"
18h00 - Apresentação de Dança - Evolution K Pop
20h00 - Apresentação Musical Bambas de Samba

Comentários