Projeto incentiva literatura e resgate de tradições no bairro Rubem Braga - Jornal Fato
Cultura

Projeto incentiva literatura e resgate de tradições no bairro Rubem Braga

"Minha infância na roda da ciranda da vida", que foca crianças e idosos de comunidade cachoeirense, busca recuperar canções de roda e brincadeiras que estão se perdendo com o tempo, utilizando literatura e artesanato


- Divulgação

Promover a literatura, especialmente entre crianças de até seis anos de idade. E também resgatar tradições, por meio de artesanato focado na terceira idade.

Este é o principal objetivo do projeto "Minha infância na roda da ciranda da vida".

Voltado para a comunidade do bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, é desenvolvido pela Lottus Produções Culturais, por meio da Lei de Incentivo Cultural Paulo Gustavo, com patrocínio do Governo Federal e da Prefeitura Municipal.  

O projeto busca recuperar canções de roda e brincadeiras que estão se perdendo com o tempo, utilizando a literatura para trazer de volta histórias e vivências da infância.

Além disso, por meio do artesanato, a iniciativa reproduz fatos vivenciados na infância para o público da terceira idade, promovendo interação e resgate de tradições.

"A necessidade de incentivar a leitura na comunidade do bairro Rubem Braga é evidente, considerando a escassez de projetos que promovam essa prática entre crianças, jovens e adolescentes", observa o idealizador, o professor de música Rogério Gomes, que é carinhosamente conhecido na região como Rogerinho.  

O "Minha infância na roda da ciranda da vida", portanto, surge como uma resposta a esta necessidade nacional.  "Buscando desenvolver iniciativas que fortaleçam o hábito da leitura e recuperem as preciosas tradições da infância", reforça.  

As atividades de literatura são realizadas aos sábados, no salão da Igreja São Cristóvão (Rua Edson Carone, na entrada do bairro), durante a manhã, das 9h às 10h.

E, à tarde, na sede da Lottus Produções Culturais e Lazer (Rua Manoel Manhães, nº 32), das 16h às 17h.

Já as de artesanato, com os idosos, são desenvolvidas em parceria com o CRAS do Conjunto Fé e Raça, às segundas-feiras.

 

 

O projeto é de livre acesso a todos. Para mais informações, o contato da Lottus Produções Culturais e Lazer é (28) 99904 9401.

 

 

Comentários