Patrimônio imaterial é tema de seminário - Jornal Fato
Cultura

Patrimônio imaterial é tema de seminário

Participam 18 mestres de capoeira, caxambu, folia de reis, bate-flechas, charola de São Sebastião e outras manifestações culturais


 

O encontro, anual, é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura


Representantes da cultura popular de Cachoeiro de Itapemirim participam hoje da terceira edição do Seminário Municipal sobre Patrimônio Imaterial, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

O evento será realizado, das 8h00 às 11h00, no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo, e é aberto ao público em geral.

O seminário vai reunir 18 mestres de capoeira, caxambu, folia de reis, bate-flechas, charola de São Sebastião e outras manifestações culturais do município, todos contemplados pela Lei Mestre João Inácio, ativada pela Prefeitura de Cachoeiro em 2010 "para salvaguardá-las e garantir reconhecimento a seus representantes".

"Levando ao Conhecimento dos Mestres a Importância e o Funcionamento da Lei Mestre João Inácio" é o tema abordado neste ano pela palestrante Sílvia de Souza Dias, graduada em História e mestre em História Social das Relações Políticas.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Joana D'Arck Caetano, o objetivo desse encontro anual é manter sempre atualizados a respeito da lei os mestres e grupos já beneficiados e os que podem vir a ser.

"Mais do que orientá-los, a proposta do seminário é auxiliar esses mestres a transmitir o conhecimento de suas manifestações folclóricas nas comunidades e, também, nas escolas da rede municipal de educação", destaca a secretária.

A Lei Mestre João Inácio é a única do Estado voltada ao registro e preservação do patrimônio imaterial, em nível municipal. Os mestres contemplados por ela assumem o compromisso de disseminar as práticas e os saberes que detêm.

 

Comentários