Oficina na Bienal orienta elaboração de projetos culturais - Jornal Fato
Cultura

Oficina na Bienal orienta elaboração de projetos culturais

A turma vem recebendo orientações sobre a elaboração e a gestão de materiais propostos, por exemplo, em editais públicos


Daniel Morelo trouxe experiências em projetos aplicados, por exemplo, em bairros da Grande Vitória

As tardes na Bienal Rubem Braga nesta quinta e sexta (18) serão também de orientação para formatar projetos culturais. A turma vem recebendo orientações sobre a elaboração e a gestão de materiais propostos, por exemplo, em editais públicos.

Os instrutores são Simone Marçal e Daniel Morelo, que, logo no início das aulas, estimularam os alunos a compartilhar suas experiências e anseios na área.

Os participantes puderam expor também as dificuldades na hora de "passar para o papel" as idéias e receberam as dicas iniciais com base na vivência dos instrutores. Entre os exemplos trazidos está um festival que levou música e outras manifestações a bairros da Grande Vitória.

"O projeto precisa conhecer seu público e a área de aplicação. Até a hora de início pode impactar de modo positivo para melhor organização", exemplificou Morelo.

Outro ponto muito destacado é observação criteriosa dos itens de um edital. "É preciso muito cuidado nesse aspecto. Geralmente o edital traz tudo o que o proponente precisa saber. Basta ter paciência e atenção e ler tudo que está no documento, e muito, sempre que puder", alertou Simone.

As aulas ocorrem no Auditório Newton Braga, local que vem recebendo também eventos como mesa de debate e lançamento de livro. No sábado (19), a sala abriga o Encontro Brasileiro de Literatura Fantástica.

A Bienal segue na Praça de Fátima até este domingo (20), realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), apoiada pelo governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

A programação completa, totalmente gratuita, pode ser acessada no site oficial: bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

Comentários