Música no Mercado Municipal - Jornal Fato
Cultura

Música no Mercado Municipal

As atrações fazem parte da Semana do Artesão, que a prefeitura de Cachoeiro e entidades parceiras promovem


Programação no prédio histórico, no bairro Amarelo, vai de segunda (19) a sexta-feira (23) - Divulgação/PMCI

Tem música no Mercado Municipal São João, em Cachoeiro de Itapemirim, nas próximas segunda (19) e quinta-feira (22), no café da manhã e na hora do almoço, respectivamente. As duas atrações fazem parte da Semana do Artesão, que a prefeitura de Cachoeiro e entidades parceiras promoverão, levando diversas atividades ao prédio, patrimônio histórico do município.

A abertura da programação é na segunda-feira (19), às 9h, com participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo. Depois, tem homenagem às líderes dos grupos e associações de artesãos.

O primeiro show ocorre logo em seguida: GilverWichello e Gilberto Garcia vão apresentar tributo acústico a Roberto Carlos, às 10h00. A dupla costuma receber com música os turistas na casa onde o Rei nasceu e morou, e o repertório foi sendo formado com base nas mais pedidas. Não vão faltar, por exemplo, "Detalhes", "Meu pequeno Cachoeiro" e "Emoções".

Na quinta (22), ao meio-dia, Helinho Sampaio mostrará seu trabalho musical, mas ele pode falar com propriedade, também, sobre o artesanato, que aprendeu aos 18 anos, quando era andarilho e visitou o distrito de Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA).

"Meus primeiros trabalhos manuais foram as pulseiras com linhas de algodão, e aprendi a fazer olhando a turma nas ruas", revela o compositor, hoje com 61 anos.

Para o evento neste mês, Helinho levará o show que ele batizou como SHZ, as iniciais de Sérgio (Sampaio, seu irmão), Hélio e Zeca (o Baleiro). "Receber esse convite foi glorioso. Por conhecer o trabalho dos artesãos e a luta deles para que a atividade seja ainda mais valorizada, como deveria".

 

Mercado completou 97 anos

 

Um dos principais prédios históricos da cidade, o Mercado Municipal São João fez aniversário de 97 anos no último dia 22. Primeiro centro comercial da cidade, localizado na rua Costa Pereira, Centro, teve sua fundação em 1921 e em 1995, foi revitalizado e ganhou o segundo piso, a galeria Atílio Fabris, em homenagem a um dos pioneiros no comércio com mercearia no local. No ano seguinte, o mercado foi tombado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Comentários