Muqui e Itapemirim recebem performance sensorial neste feriado prolongado - Jornal Fato
Cultura

Muqui e Itapemirim recebem performance sensorial neste feriado prolongado

Cia Nós de Teatro passará com projeto interativo pelos dois municípios entre quarta (11) e sábado (14)


- Foto: Divulgação.

Neste feriado prolongado, a performance sensorial "Ciclo Sentidos", uma realização da Cia Nós de Teatro, passará em três espaços públicos de duas cidades do sul do Espírito Santo.

Na tarde desta quarta-feira (11), a performance aconteceu na praça Salim Balmas, em Muqui, e se repetirá na quinta-feira (12) de manhã. Na sexta-feira (13), o local escolhido será praça de Itaoca, em Itapemirim, e no sábado (14), o deck de Itaipava, no mesmo município.

Na performance "Ciclo Sentidos", um único participante por vez é convidado a entrar em uma tentada fechada, sem sapatos e com os olhos vendados, para experimentar sensações táteis e olfativas, sempre guiado por um dos artistas da performance.

No final do percurso, o participante se senta em uma cadeira de frente para um segundo performer, para o qual deve narrar uma história de sua própria vida - pouco antes de ouvir o artista narrar trechos de uma crônica de Rubem Braga.

"A ideia é que, ao passar pela tenda, o participante fique com a sensibilidade mais aguçada e se sinta mais inspirado na hora de narrar sua história", explica Brenda Perim, que realizará a performance junto com Marco Antônio Reis, ambos da Cia Nós de Teatro.

"Ciclo Sentidos" foi montada pela primeira vez em 2018, quando fez sucesso na 7ª Bienal Rubem Braga, em Cachoeiro. Desde então, a performance foi realizada mais de 25 vezes em praças e escolas cachoeirenses e, na semana passada, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) e no espaço cultural Casa Carmô, ambos também em Cachoeiro.

A novidade do circuito atual é que os participantes podem escolher entre dois livros que contém narrativas de outras pessoas que passaram pela mesma experiência, e também haverá uma instalação ao final do percurso. O livro presenteado, em especial tem encantado os participantes da performance.

A performance sensorial Ciclo Sentidos é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

 

Serviço:

Performance sensorial "Ciclo Sentidos"

Realização: Cia Nós de Teatro

 

Agenda:

Muqui

11/10, 14h às 18h - Praça Salim Balmas - Jardim Central

12/10, 9h às 13h - Praça Salim Balmas - Jardim Central

 

Itapemirim

13/10, 14h às 18h - Praça de Itaoca

14/10, 9h às 12h - Deck de Itaipava

Comentários