Mulher de burca atrai olhares em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Mulher de burca atrai olhares em Cachoeiro

Canal de YouTube grava vídeo para mostrar como a população do Interior se comporta ao ver uma "muçulmana"


 

Uma mulher vestida de burca chamou atenção nas ruas de Cachoeiro de Itapemirim, numa cidade com maioria de cristãos, a presença dela, vestida com roupa tipicamente muçulmana - não seria diferente - chamou atenção.

 

A cena, inusitada, foi acompanhada pelas câmeras dos cinegrafistas Miro Koppe, Pedro Uran e Edgard Baião. Na verdade, trata-se de uma modelo, contratada pelo dono da revista Styllus, César Magalhães, para estrelar o vídeo de estreia do canal Olhares no YouTube, nesta semana.

 

 Segundo Magalhães, o objetivo é mostrar como o povo se comporta ante pessoa que possui uma cultura e atitudes diferentes, em cidades interioranas. O vídeo vai mostrar como os cachoeirenses reagiram.

 

"As reações foram variadas", diz Eliane Ferreira que topou a missão de se vestir a caráter com burca completa. Ela conta que no pouco tempo que encarnou a personagem, percebeu raiva, sustos e curiosidade de pessoas que se aproximavam para um simples self.

 

O trajeto foi de 650 metros entre o um hotel na Capitão Deslandes e o shopping na 25 de Março, no centro da cidade. Apesar de curto, o percurso foi intenso.

 

"Algumas pessoas que passaram ao meu lado durante o trajeto viraram o pescoço e comentaram entre si". A intolerância ficou evidente quando um homem a chamou de assassina. Outro que gritou: olha o Estado Islâmico! - Referindo-se a grupo religioso extremista, responsável por assassinatos cruéis e atentados terroristas pelo mundo.

 

O canal entra no ar nesta semana. O idealizador do canal promete novos vídeos experimentais com a mesma finalidade de mostrar o comportamento perante o diferente.  Para conhecer o basta procurar no YouTube por Canal Olhares.


Saiba mais

Muçulmano é todo o indivíduo que se converte e segue a doutrina do Islamismo, religião monoteísta. O principal ponto de referência de qualquer muçulmano e um dos símbolos mais importantes do islamismo é o Alcorão, o livro sagrado desta religião e que, supostamente, teria sido escrita pelo profeta e criador do Islã: Maomé. Países como a Indonésia, Índia, Paquistão, Egito e Irã são alguns exemplos onde a maioria da população é constituída por muçulmanos.

 

Burca é uma peça do vestuário tradicional das mulheres muçulmanas, principalmente as afegãs, e que é caracterizada por cobrir todo o corpo, o cabelo e o rosto.

 

Estado Islâmico é um grupo terrorista formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores, que são conhecidos por defenderem fundamentos radicais do islamismo. Utiliza de táticas brutais contra todas as pessoas que não seguem a sharia (lei religiosa islâmica), como a crucificação, a decapitação e outros atos que provocam a indignação e o medo em todo o mundo.

Comentários