Mesa sobre quadrinhos diverte público na Bienal - Jornal Fato
Cultura

Mesa sobre quadrinhos diverte público na Bienal

Durante a conversa Reinaldo e PJ contaram aos espectadores sobre o início de suas carreiras


- Foto: Diego Rocha

Convidados para a mesa "Falando de quadrinhos", o cartunista e humorista Reinaldo Figueiredo (ex-Casseta & Planeta) e o ilustrador e quadrinista Pericles Junior (o PJ) descontraíram o público que assistiu ao bate-papo, que ocorreu neste sábado (19), à tarde, no auditório Marco Antonio de Carvalho, dentro da programação da 7ª Bienal Rubem Braga em Cachoeiro.

Durante a conversa, mediada pelo editor Artur Moraes (de São Paulo), Reinaldo e PJ contaram aos espectadores, em tom informal e divertido, sobre o início de suas carreiras. Também revelaram suas influências e comentaram a respeito de censura e cerceamento, além de terem feito breve análise do atual cenário da nona arte no país, em relação ao mercado internacional.

"Para mim, a nona arte é melhor, por exemplo, que o cinema, que dá mais trabalho. É uma linguagem interessante, cheia de recursos, que me dá liberdade. Ali, posso falar de vários assuntos, desde política à música", afirmou o ex-Casseta, que, atualmente, publica tirinhas nos jornais "O Globo" e "Folha de S.Paulo" e mantém, ainda, uma coluna de quadrinhos na revista "Piauí".

"A HQ brasileira se destaca em várias áreas, como terror, heróis, romance. Infelizmente, porém, ainda não há fomento para tudo isso", pontuou PJ, que começou a desenhar quando ainda morava em Cachoeiro (hoje, ele vive no Rio de Janeiro) e ganhou sua primeira projeção mundial ao ter a oportunidade de trabalhar com o cineasta e produtor mexicano Guilhermo del Toro.

Feira literária teve presença de mais um ex-Casseta

Foi na mesa "Fala Sério...", na noite deste sábado, no auditório Marco Antonio que o humorista e escritor carioca Beto Silva (também ex-Casseta & Planeta), ao brincar com os espectadores presentes, recordou sua trajetória no programa televisivo e comentou sobre os livros escritos por ele (alguns dos quais sob o selo da trupe), como o "Blogando e Andando", publicado recentemente.

"O humor, como tudo, passa por transformações. As coisas mudaram para melhor. O problema, no entanto, é o exagero do politicamente correto. E o próprio humorista deve definir o limite de seu humor", considerou ele, a certa altura. Em seguida, respondeu a diversas perguntas do público presente, com quem interagiu com simpatia.

Conversa foi mediada pelo editor Artur Moraes, de São Paulo

Literatura fantástica e identidade cultural

Outros temas estiveram em pauta no quinto dia da Bienal. Um deles foi a literatura fantástica, que pautou o encontro brasileiro do gênero. Promovida nos auditórios Newton Braga e Marco Antonio de Carvalho, a atividade reuniu, em cerca de sete horas de debates, 12 escritores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, divididos em cinco mesas. 

Também neste sábado, aconteceu a mesa "Cultura e criação da identidade cultural", com as presenças de Roberto Carlos de Oliveira (ES), professor de Literatura Brasileira e consultor de cursos de formação continuada de professores; do escritor João Carrascoza (SP), com mais de 30 livros publicados e traduzidas para diversos idiomas; e, como mediador, Rogério Borges de Oliveira, secretário de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Novos membros da ACL e revelações da crônica

Ainda no sábado, na Bienal, a Academia Cachoeirense de Letras (ACL) realizou solenidade de apresentação de seus novos membros. Na ocasião, também houve a entrega de um certificado de reconhecimento aos cronistas "amadores" que tiveram participação de destaque em um dos projetos pré-bienal.

A Bienal

A 7ª Bienal Rubem Braga é realizada na Praça de Fátima, Centro, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult), com apoio do governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

A programação completa, totalmente gratuita, bem como o espaço para inscrição em mesas-redondas, oficinas e parte das atrações para o público infantojuvenil, podem ser acessados no site oficial: bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

 

Comentários