Mais uma semana de Festival de Inverno - Jornal Fato
Cultura

Mais uma semana de Festival de Inverno

Fames e Escola de Música são destaque na segunda semana do evento internacional de música erudita e popular, que continua nesta segunda (16)


Sylvinho Blau Blau e Banda Duets - Foto: Leandro Fidelis/ Asscom Festival

O XXV Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins conta ainda com mais sete dias de programação nas ruas da cidade. De segunda-feira (16) até o próximo domingo (22), serão mais dezenas de apresentações no palco principal, Praça de Alimentação, Palco Livre da Rua de Lazer e coreto da praça central.

Dentre os destaques, alunos e professores de dois dos mais importantes projetos de ensino musical do Estado abrirão a segunda semana de festividades. A partir de amanhã (16), o público vai poder conferir o talento de grupos da Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (Fames), de Vitória, e da Escola de Música "Helena Gerhardt Brickwedde", da cidade sede do Festival.

Inspirada em um subgênero do jazz, a banda Diexiland (Fames) se apresentará às 18h de segunda-feira, no coreto da Praça. Na sequência, às 20h, o Coro Jovem da Escola de Música martinense sobe ao palco principal. Na mesma noite, às 21h, ainda vai ter prata da casa na Praça de Alimentação com a Orquestra e Sexteto da Escola Helena Brickwedde.

Outra oportunidade de ver os músicos brilharem será na quarta-feira (18). A Orquestra Sinfônica da Fames se apresenta às 18h no Palco Principal. Às 20h, no coreto, quem comanda a noite é a Big Band da Escola de Música de Domingos Martins.

A semana também marca o início de algumas oficinas musicais. Instrumentistas que fazem sucesso em todo o mundo estarão em Domingos Martins para ensinar centenas de alunos de todas as regiões do Brasil. Nomes como Ivo Meirelles (percussão), Carlos Bala (bateria), Arthur Maia (contrabaixo) e o americano Kliff Korman (piano) vão ministrar aulas durante a semana.

 

Sobre os projetos

Com apoio da Prefeitura de Domingos Martins, a Escola de Música "Helena Gerhardt Brickwedde" oferece à comunidade local cursos de música e danças folclóricas. Fundada em 8 de setembro de 1987, tem como objetivo ampliar os conhecimentos musicais, desenvolver competências e habilidades de crianças, jovens e adultos e incentivar à busca da excelência no desenvolvimento pessoal e artístico. Atualmente são mais de 200 alunos, com idade mínima de cinco anos.

Segundo a professora e coordenadora da escola, Eva Alexandra Thomes, 60 músicos, entre alunos e professores, terão a oportunidade de se apresentar nesta edição do Festival. "A expectativa de todos é grande de poder se apresentar ao público do evento", diz.

A Fames, por sua vez, é uma Instituição de Ensino Superior Isolada (IES) mantida pelo Governo do Estado. A entidade cuida de algo essencial para a sociedade: a elaboração e ampliação do conhecimento musical e a disseminação desse conhecimento. É uma instituição de ideais nobres quanto à disseminação da cultura musical, a construção da cidadania e a sensibilização para a arte.

O diretor da Fames, Paulo Pelissari, afirma que os grupos oficiais da faculdade foram criados para complementar o ensino de música, e as apresentações nos palcos proporcionam contato real com o público. "O Festival de Inverno de Domingos Martins permite se apresentar para um público bem qualificado, com músicos e professores do Brasil todo. É muito importante esse espaço na programação do evento".

 

O Festival

O XXV Festival de Inverno segue até o próximo fim de semana. Este ano, são mais de 100 atrações musicais na programação. Reconhecido como o principal evento do gênero no Espírito Santo e um dos mais importantes no País, o festival vai reunir apresentações clássicas e populares, com destaque também para o cenário musical do Espírito Santo. São esperadas 70 mil pessoas em 14 dias de programação.

Comentários