Livro sobre Rubem Braga será lançado no sábado (29) - Jornal Fato
Cultura

Livro sobre Rubem Braga será lançado no sábado (29)

?Rubem Braga, um cosmopolita afeito à sua província? é o título da obra de Maikely Teixeira Colombini


 

No próximo sábado, dia 29, será lançado em Cachoeiro de Itapemirim o livro "Rubem Braga, um cosmopolita afeito à sua província", de Maikely Teixeira Colombini. Primeira obra da escritora, natural de Mimoso do Sul, foi contemplada pela Lei Rubem Braga de 2016 e produzida pela Editora Cachoeiro Cult. O lançamento vai ocorrer no Café Mourad's, a partir das 9h.

 

A autora escreveu o livro em 2013, em Viçosa, Minas Gerais, enquanto cursava o Mestrado em Letras - Estudos Literários, na Universidade Federal de Viçosa. Mas o primeiro contato com a obra de Rubem aconteceu em 2012, quando Maikely desenvolveu um trabalho sobre o escritor cachoeirense como requisito de uma disciplina da Graduação em Letras. O interesse pelas crônicas de Rubem aumentou e as viagens a Cachoeiro tornaram-se mais frequentes, para visitar a Casa dos Braga e a prefeitura, que conta com parte do acervo pessoal dos Braga.

 

"Em 2013, quando ingressei no Mestrado, não tinha dúvidas que estudaria Rubem Braga. Eu percebi que um trabalho acadêmico poderia se transformar em livro quando  tomei conhecimento da Lei Rubem Braga, que seleciona projetos de diversas áreas de atividade cultural, inclusive a literária", diz a autora.

 

O título do livro pode ser compreendido no segundo capítulo, intitulado "Um cronista viajante", dedicado à literatura de viagens. Nele, a autora descreve Rubem Braga como um sujeito que, apesar de cosmopolita, em muitas das suas crônicas mostrou-se afeito a Cachoeiro, sua cidade natal.

 

"Nunca tive a ambição de publicar um livro, mas confesso que estou gostando da experiência. É bom ver o resultado de um trabalho de pesquisa que exigiu dedicação e tempo, principalmente em se tratando de um escritor que nasceu em Cachoeiro, onde vivi boa parte da minha vida", afirma Maikely.

 

Obra

O livro Rubem Braga: um cosmopolita afeito à sua provínciaé o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado da autora sobre as crônicas de Rubem Braga. Nelas há um diálogo do espaço com a subjetividade do cronista, uma vez que se buscou associar os estudos das crônicas aos da cidade na literatura. Para tanto, a autora analisa crônicas da obra Crônicas do Espírito Santo (1984), de Rubem Braga, buscando apreender a visão do cronista sobre a sua terra natal. Mais do que uma descrição de aspectos físicos e geográficos, Braga considerou a cartografia simbólica de Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal, ao recuperar pela memória o passado e narrar a experiência vivida. Dessa forma, há em seus textos aspectos importantes para a história cultural de Cachoeiro.

 

Autora

Maikely Teixeira Colombini é de Mimoso do Sul, mas cresceu em Cachoeiro de Itapemirim. Em 2009 foi para Viçosa, Minas Gerais, estudar a Graduação em Letras e Mestrado em Letras - Estudos Literários. Em 2015 retornou a Cachoeiro. Atualmente mora em Muniz Freire e atua como professora da rede municipal.  

 

Serviço

Lançamento "Rubem Braga: um cosmopolita afeito à sua província"

Editora Cachoeiro Cult

Dia: 29 de abril de 2017

Local: Café Mourad's

Horário: a partir das 9h

Valor: R$ 20,00

Venda: Café Mourad's - (28) 3522-9823 e

Livraria Companhia do Saber - (28) 3522-3275

Contato da autora: (28) 99900-1302

Comentários