Filmes capixabas serão exibidos em Portugal - Jornal Fato
Cultura

Filmes capixabas serão exibidos em Portugal


Fotos: Divulgação

 

Dois filmes capixabas serão apresentados em Portugal nesta quarta-feira (07). O documentário "Espírito São: Histórias de Fé no Norte do Espírito Santo", e "O Palhaço Menino: Histórias de quem desde pequeno, sonha e vive as Folias de Reis", do cineasta e produtor cultural, nascido no município de Muqui, Léo Alves, farão parte da 1a Mostra de Cinema e Cultura Popular da Universidade do Porto. A mostra reúne também outras duas obras produzidas em Portugal, e pretende promover debates que tematizem as relações entre cultura popular, sociedade e comunicação.

 

O documentário "Espírito São", rodado em São Mateus (ES), narra histórias de fé de três personagens e seus rituais sagrados e espirituais. São mestres da sabedoria popular que nos apresentam um caminho em que as ladainhas, as brincadeiras de Reis de Boi e as giras de Umbanda são apenas algumas das formas de viver esta jornada.

 

"Espírito São" está vinculado à multiplataforma homônima de pesquisa e produção de conteúdo multimídia, que busca mostrar e traduzir de maneira poética a relação de fé e histórias de pessoas com os santos no campo devocional. O objetivo é desenvolver ações e produtos que envolvam este território espiritual e suas áreas afins a partir do viés educacional e cultural, principalmente no contexto das culturas populares do Espírito Santo. No ano passado o projeto foi apresentado na Universidade de Maputo, em Moçambique, na África.

 

Outro filme que será exibido na Mostra, "O Palhaço Menino", reflete a cultura popular do Brasil, especificamente a "Folia de Reis". O documentário registrou o Encontro Nacional de Folia de Reis da cidade histórica de Muqui, no sul do estado, o maior do país. O filme buscou também as origens da expressão cultural influenciada pelos portugueses.

 

A 1ª Mostra de Cinema e Cultura Popular da Universidade do Porto pretende contribuir para o avanço dos conhecimentos em diferentes áreas de investigação com aplicação a objetos da cultura popular brasileira, com interferências da memória africana e portuguesa, intensificando o intercâmbio científico e a participação em redes de discussão e divulgação de pesquisas, reforçando a componente internacional de uma área de estudos interdisciplinar.

Comentários