Evento leva literatura e arte dramática à Casa dos Braga - Jornal Fato
Cultura

Evento leva literatura e arte dramática à Casa dos Braga

O 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas terá sua abertura oficial hoje, às 20h00. A entrada é gratuita


Interpretação de Os Dalmarco, de DanyelSueth, abriu série de atividades, nesta quinta (21) - Foto: Márcia Leal/PMCI

Em cena, apenas dois atores (Luiz Carlos Cardoso e Isabel Bremide), uma musicista (Alessandra Biato), um contrabaixo acústico e uma pequena mesa de madeira.  O suficiente, porém, para prender, do início ao fim, a atenção do grupo de estudantes que assistiram à leitura dramática do romance "Os Dalmarco", do escritor DanyelSueth.

Promovida na manhã de ontem, em Cachoeiro de Itapemirim, na Casa dos Braga, no centro da cidade, a atividade marcou o início do 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas, que vai acontecer, ali, até o mês de setembro.

Além dos estudantes (matriculados em uma escola particular da cidade), acompanhados de seus professores, o número foi visto, também, pelo próprio autor da obra (natural de Alegre, que é, ainda, músico, ator, dramaturgo e advogado), pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, e por membros de sua equipe.

"É uma experiência nova não só para vocês, mas, principalmente, para mim. Nem parece que fui eu que escrevi", confessou Sueth, admirado com a adaptação cênica de seu livro, durante bate-papo após a performance dos membros do Grupo Anônimos de Teatro (organizador do festival).

Abertura oficial, oficina e lançamento de revista

O 6º Festival de Leituras Dramáticas Capixabas terá sua abertura oficial, na Casa dos Braga, hoje, às 20h00. A entrada é gratuita.

Leituras dramáticas de textos de Rubem Braga serão feitas pelo neto do cronista, o ator Daniel Braga (que tem carreira na TV, no teatro e no cinema), pelo ator cachoeirense Charles Fricks (um dos mais premiados do país e que atuou, recentemente, na novela "O Outro Lado do Paraíso") e, também, por Luiz Carlos Cardoso.

A performance contará com a intervenção instrumental de Alessandra Biato e com a participação de Fernando Marques, diretor e dramaturgo do Grupo Z de Teatro, um dos mais importantes do estado.

Amanhã, as atividades são a oficina "Criação Dramatúrgica: Processos", com o próprio Fernando, que ocorrerá de manhã (das 9h00 às 12h00) e à tarde (das 14h00 às 17h00), e o lançamento da edição de junho da revista Cachoeiro Cult, agendada para as 19h00.

Comentários