Edital da Lei Rubem Braga será lançado na quarta - Jornal Fato
Cultura

Edital da Lei Rubem Braga será lançado na quarta

Conselho de Cultura homologou os nomes dos avaliadores, que também serão apresentados no lançamento do edital


A prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), lançará, na próxima quarta-feira (5), o edital 2018 de seleção de projetos culturais da Lei Rubem Braga. O lançamento será realizado na Casa de Cultura Roberto Carlos, às 19h.

O edital da Lei Rubem Braga se destinará a projetos em 11 segmentos culturais: Música; Dança? Teatro, circo e ópera? Cinema, fotografia e vídeo? Literatura? Artes plásticas, artes gráficas e filatelia? Folclore e capoeira? Carnaval? Artesanato? História? e Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

Durante o evento, que contará com apresentações artísticas, haverá também a certificação dos responsáveis pelas 29 propostas vencedoras do edital 2017, os quais já receberam o pagamento para o desenvolvimento dos projetos.

Além disso, serão apresentados os nomes dos responsáveis pela avaliação dos projetos do edital deste ano, também selecionados por meio de edital próprio. Foram 39 pessoas inscritas de 12 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Os avaliadores foram escolhidos a partir da pontuação estabelecida no certame, dentro dos critérios de experiência profissional e qualificação comprovadas, tarefa sob a responsabilidade da Comissão de Gerenciamento e Fiscalização do Projeto Cultural Rubem Braga. Nesta quarta-feira (29), o Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro de Itapemirim (CMPCCI) homologou os nomes selecionados em reunião extraordinária.

No total, serão destinados R$ 575.915 para o fomento a projetos culturais propostos em diversas áreas. Parte desse recurso também será utilizado para o pagamento dos avaliadores das propostas culturais.

"Todo o processo, desde a confecção dos editais até a seleção dos avaliadores, transcorreu de forma muito transparente e qualificada, e é preciso destacar o imenso esforço da nossa Comissão de Gerenciamento e Fiscalização e a participação do CMPCCI", destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

"Ficamos muito felizes em receber inscrições de avaliadores qualificados, de tantas regiões do país, o que só contribui para elevar o nível da Lei Rubem Braga. As avaliações serão mais criteriosas e, consequentemente, a qualidade dos projetos será muito maior", destaca a consultora interna da Semcult, Valquíria Rigon Volpato.

 


Lançamento do Edital 2018 da Lei Rubem Braga

Quando: 05/09, quarta-feira

Onde: Casa de Cultura Roberto Carlos

Horário: 19h

 

 

Comentários