Comemorações pelo 13 de Maio começam neste sábado - Jornal Fato
Cultura

Comemorações pelo 13 de Maio começam neste sábado

A programação terá início com missa afro em frente à paróquia Nossa Senhora Aparecida


O Caxambu Alegria de Viver, liderado pela mestra Dona Canuta Caetano, estará presente

As comunidades onde é forte a cultura afro em Cachoeiro de Itapemirim começam a comemorar neste sábado (05) o 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura. Quem abre as festividades, que têm apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), é a localidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, com atividades a partir das 19h00, abertas ao público.

A programação terá início com missa afro em frente à paróquia Nossa Senhora Aparecida. Após a celebração, se iniciam os eventos culturais com as apresentações dos grupos populares, como o Caxambu "Alegria de Viver", da própria comunidade, liderado pela mestra Dona Canuta Caetano.

Completam a festa os grupos de Folia de Reis "Estrela do Luar", do bairro Zumbi, de Capoeira "Filhos da Princesa do Sul" do bairro Amaral, de Caxambu "Santa Cruz", de Monte Alegre, e de Jongo do município de Anchieta. Depois das apresentações, é servida a tradicional feijoada.

 

Mais atividades

As comemorações continuam no dia 12 (sábado), na comunidade da líder religiosa Joana D'arc, do bate flecha Mártir São Sebastião, no bairro Aeroporto.

Já no dia 13 (domingo), a comunidade quilombola de Monte Alegre inicia as festividades às 19h, lideradas pela mestra Maria Laurinda, do Caxambu "Santa Cruz". As apresentações populares acontecem perto da igreja, onde é montada também a tradicional fogueira. Depois, a feijoada será servida no centro comunitário.

Haverá ainda festividades no bairro Zumbi, no espaço coordenado por Dona Isolina, com o bate flecha São Sebastião Menino Jesus e o Caxambu da Velha Rita, às 19h; e na comunidade liderada por Dona Terezinha, com o bate flecha São Jorge Guerreiro, a partir do meio-dia.

Comentários