Cine.Ema terá oficinas de conscientização infantil - Jornal Fato
Cultura

Cine.Ema terá oficinas de conscientização infantil

O meio ambiente será o tema principal do festival que acontece entre os dias 5 e 9 de junho, em Burarama


- Léo Merçon

 

Redação

 

Tomar banho de rio, colher frutos direto das árvores, observar o crescimento das plantas e dos animais. Será que as gerações futuras saberão o que é isso? Se depender dos capixabas, a resposta é sim! Chamar a atenção das crianças para a importância da preservação do meio ambiente é o que propõe a organização do Festival de Cinema Ambiental (Cine.Ema), que acontece no próximo mês de junho, em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim.

 

Durante o festival, as crianças também terão um espaço só para elas: o Cine.Eminha. Além das exibições de filmes infantis voltados à educação ambiental, também poderão participar de atividades gratuitas, com foco na sustentabilidade. No cronograma estão palestras, oficinas de pintura e até musical MPB só para os baixinhos.

 

O fotógrafo Leonardo Merçon, um dos organizadores do evento, explica que os objetivos do Cine.Eminha vão além das tarefas realizadas durante os dias de evento.

 

"O que nós queremos é criar oficinas que, de forma lúdica, possam beneficiar as crianças. No 'papo nique', por exemplo, nós conversamos com as crianças, e deixamos sugestões de atividades que elas poderão desenvolver com o passar do tempo. Queremos deixar algo que elas possam fazer quando formos embora da cidade, como o plantio de árvores, que é uma tarefa que elas podem realizar ao longo da vida", comenta.

 

Ele esclarece ainda que as atividades desenvolvidas durante as oficinas podem se reverter em projetos e até profissões durante a vida adulta dos participantes. Como exemplo, ele cita as oficinas de vídeos ambientais, desenvolvidas nas primeiras edições do festival.

 

"Nas oficinas de vídeo, por exemplo, temos pessoas que participam desde a primeira edição do festival. Fazemos vídeos ambientais para o YouTube, e a gente percebe que quem participa consegue fazer composições bem complexas, com grande quantidade de efeitos. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento de talentos. As crianças começam fazendo isso como hobby, e depois podem até seguir uma profissão nessa área", afirma Merçon.

 

O Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo será realizado de 05 a 09 de junho, na Praça José Gava, em Burarama. Mas, para a criançada, a programação já conta com atividades para o fim deste mês de maio. No dia 30, o fotógrafo Leonardo Merçon ministra palestra sobre o meio ambiente, no Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento será realizado das 14h às 17horas, com mostra de cinema.

 

Vale lembrar que toda a programação do Cine.Ema e Cine.Eminha é gratuita.

 

 

Confira tudo o que vai rolar no Cine.Eminha



CINE.EMINHA NO TEATRO

PALESTRA + MOSTRA

Mostra de cinema e palestra sobre o meio ambiente

Com Léo Merçon (Vitória)

30 de maio | quarta-feira | 14h às 17h | Teatro Rubem Braga

 

OFICINA DE PINTURA CRIATIVA

Tirando bichos da cabeça

Com Fernanda Fassarella (Burarama)

05 a 08 de Junho  | terça a sexta | 8h às 11h | Escola Hysen Darcy Perim

 

CINE.EMINHA NA ESCOLA

TEATRO + MOSTRA

Peça "O Guardião do Rio"

Com Grupo Gota pó e poeira (Guaçuí)

08 de junho | sexta-feira | 9h | Escola Wilson Resende

 

PAPO NIQUE

Aniversário da árvore Cine.Ema com teatro

Peça "A árvore que fugiu do quintal"

Com Grupo Gota pó e poeira (Guaçuí)

09 de junho | sábado | 16h | Quintal da Dona Alair

 

CINE.EMINHA NA PRAÇA

MÚSICA + MOSTRA

MPB para as crianças

Com a banda No seu abracinho (Vitória)

09 de junho | sábado | 17h | Praça José Gava

 


O PROJETO


Inspirado na Pedra da Ema, ícone natural e paisagístico de Burarama, o "Cine.Ema" é o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do Espírito Santo realizado desde 2015 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O evento realiza atividades paralelas de educação ambiental que relacionem a ruralidade do distrito de Burarama, que é considerada a principal rota agroturística de Cachoeiro de Itapemirim, ao sul do estado.


Em suas primeiras edições (2015 e 2016), além das mostras audiovisuais que relacionam cinema ambiental em obras de ficção, animação e documentário, o Cine.Ema realizou atividades como a "Farmácia ecológica", a "Olimpíada Água em Jogo" (em parceria com a ANA), o "Papo Nique" (pique nique com bate-papo com profissionais da área da ecologia e meio ambiente), trilhas guiadas na mata, plantio de mudas, cortejos culturais, oficinas de cinema ambiental, seminário de educação ambiental para professores, dentre outras atividades com foco na educação ambiental.

Valendo-se do cinema como um grande condutor nessa aventura fantasiosa de descobertas e resgates, em 2018 apresentamos pela primeira vez a Mostra Cine.Eminha, com filmes de temática ambiental para o público infantil. Além de oficinas, teatro de fantoches com o Grupo Gota, Pó e Poeira e show com a banda No Seu Abracinho que também compõem a programação do evento.

Os filmes premiados na mostra competitiva audiovisual recebem o troféu "Sino" de melhor produção e participam da programação do festival. Shows musicais de grupos locais e regionais integram as atividades do evento.

Comentários