Centro Cultural oferece aulas gratuitas de capoeira e forró - Jornal Fato
Cultura

Centro Cultural oferece aulas gratuitas de capoeira e forró

O Centro Mestre Salatiel funciona no prédio da extinta Rede Ferroviária Federal, no bairro Recanto


A atividade de pé de serra ocorre aos sábados, das 17h00 às 19h00 - Foto: Rodolpho Verediano/PCPS

O Centro Cultural Mestre Salatiel, localizado na região central de Cachoeiro de Itapemirim, oferece aulas de capoeira e forró, gratuitamente. As inscrições são feitas no local, no dia e horário das aulas.

A idade não é empecilho para quem quer participar. Às segundas e sextas, por exemplo, há aula de capoeira para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos. É pela manhã, das 9h00 às 11h00, e à tarde, das 14h00 às 16h00.

A atividade, que acontece no local desde janeiro, é realizada pelo projeto Educapoeira, da Associação Cultural Mocambos Capoeira, contemplado pelo edital de chamamento público para ocupação de equipamentos históricos de Cachoeiro, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), em 2017.

Para se inscrever, basta ir ao Mestre Salatiel, nos dias e horários das aulas. Os interessados em participar devem, no ato da matrícula, estar acompanhados de seus pais ou responsáveis.

 

Forró

Outra ação é a aula de pé de serra, dança originária do autêntico forró nordestino, ritmo notabilizado em todo o Brasil por Luiz Gonzaga (1912-1989), o Rei do Baião.

Promovida pelo Projeto Cultural Pé de Serra (PCPS) - que, em setembro, completará dois anos de utilização do espaço, cedido a ele, pela prefeitura -, a atividade ocorre aos sábados, das 17h00 às 19h00. Podem participar pessoas de todas as faixas etárias.

"Culturalmente falando, é uma dança muito rica, pois traz toda a força do Nordeste. Sem contar que é uma aula bastante divertida", destaca Bruno Assis, professor de pé de serra e atual presidente do PCPS, criado em Cachoeiro em 2013.

O Centro Cultural Mestre Salatiel funciona no prédio da extinta Rede Ferroviária Federal, na rua Reinaldo Machado, bairro Recanto.

Comentários