Casa dos Braga será reaberta nesta terça-feira (13) - Jornal Fato
Cultura

Casa dos Braga será reaberta nesta terça-feira (13)


Após reforma, o local recebe exposições sobre a família (Foto: Dayane Hemerly)

 

A partir da próxima terça-feira (13), os visitantes voltam a ter acesso à Casa dos Braga, em Cachoeiro. O local será reaberto após reforma conduzida pelo governo estadual. E o retorno ocorre em grande estilo, com início de duas importantes exposições sobre a família. A solenidade de abertura ocorre às 10h.

 

Beatriz Braga de Abreu e Lima e Carol Abreu cuidam da organização das duas mostras, fruto de parceria entre a família, a prefeitura de Cachoeiro e o governo estadual. O prédio abrigou a família entre 1913 e 1958.

 

As organizadoras do acervo são, respectivamente, filha e nora de Anna Graça Braga de Abreu, artista plástica falecida em 2013, caçula dos irmãos Rubem, Newton, Carmosina, Armando e Yedda, filhos de Rachel Coelho Braga e do primeiro prefeito de Cachoeiro, o Coronel Francisco Braga.

 

A prefeitura vem atuando em parceria com a família, principalmente na logística para chegada das peças e na elaboração do material gráfico. "Também durante o período das exposições, a Casa dos Braga terá com maior frequência atividades artísticas na área do porão, anexa ao jardim. Com isso, o imóvel se torna, cada vez mais, um centro cultural", explica a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

 

"Minha cidade, minha casa" será a mostra de maior duração, dois anos. São 132 peças, entre lustre, máquina de escrever e de costura, quadro, estante, cadeira de balanço, talheres e móveis de dormitório. A outra é "Rubem e seus amigos artistas", que exibe até maio do ano que vem material alusivo à relação entre o cronista e seus contemporâneos nas artes.

 

O imóvel da família foi adquirido em 1985 pela prefeitura e protegido por tombamento municipal. Foi inaugurado como Centro Cultural Casa dos Braga em 1987 e abrigou, até 2014, a biblioteca municipal. A casa foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 2011.



A Casa dos Braga estará aberta de segunda a sábado, das 12h às 18h, com visitas guiadas de 30 em 30 minutos para grupos de até quinze pessoas. Interessados também poderão agendar diretamente com a coordenação do espaço. 

 

Comentários