Cachoeiro participa de evento da Virada Turística Capixaba - Jornal Fato
Cultura

Cachoeiro participa de evento da Virada Turística Capixaba

A participação cachoeirense no evento segue, na parte da tarde, com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo (Osses)


- Divulgação/PMCI

Neste sábado (8), Cachoeiro de Itapemirim marcará presença no I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café, que será realizado em São Pedro de Itabapoana (sítio histórico de Mimoso do Sul), como parte da segunda edição da Virada Turística Capixaba.
Logo na abertura do encontro, às 10h, haverá a Marcha da Poesia, que vai percorrer a Passarela das Pedras (cujo calçamento, todo antigo, é conhecido como pé de moleque) e demais ruas, com paradas para declamações, cantorias acompanhadas por sanfona e viola, contações de histórias locais e de "causos". Terá, dentre outros convidados, a presença de servidores da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult). A concentração será na Praça Central. 
A participação cachoeirense no evento segue, na parte da tarde, com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo (Osses), que vai se apresentar às 17h, no palco Rosinha Caroli (também na Praça Central).
À noite, a Praça Central receberá mais uma atividade com a presença da cidade "Princesa do Sul". É o Sarau Poético, marcado para as 19h, do qual participam a Academia Cachoeirense de Letras (ACL), a Academia de Letras de Mimoso do Sul e a Academia Maria Antonieta Tatagiba (Artes - História - Letras), de São Pedro do Itabapoana.
"Trata-se de um evento que fortalece a região Sul e nos possibilita, ainda, uma excelente oportunidade para mostrarmos parte de nossas potencialidades culturais", avalia a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Sobre a região e o encontro
Constituída dos municípios de Cachoeiro, Mimoso do Sul e Muqui, a Região Turística dos Vales e do Café tem acesso facilitado pela BR 101, que a margeia. Seu nome vem da origem comum desses municípios: o Ciclo do Café, que aconteceu do fim do século XIX até meados do século XX, tempo de grande crescimento econômico. 
Rica nos registros dessa história, a região apresenta variedade de atrativos: belíssimos sítios históricos; manifestações culturais folclóricas e eruditas; gastronomia especialíssima e bastante variada; centros culturais que reverenciam grandes ícones (como Roberto Carlos e Rubem Braga); artesanato de qualidade e identidade; e uma natureza privilegiada.
O I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café se propõe a reunir, numa amostra, alguns desses atrativos culturais, além de oferecer pousadas, restaurantes de comida caseira e típica, bem como artesanato, antiquários e todo o Sítio Histórico, para visitação.
Promovido pela Academia Antonieta Tatagiba, com apoio das prefeituras de Cachoeiro, Mimoso do Sul e Muqui, o evento integra a segunda edição da Virada Turística Capixaba, organizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que começa no dia 26 deste mês. O objetivo é movimentar a cadeia turística do Espírito Santo, como forma de interação entre gestores públicos, trade turístico, operadores de turismo e público em geral que gosta de conhecer novas paisagens. 

Confira a programação do I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café
9h - Abertura da exposição de aquarelas da artista plástica Maria Verônica Martins, na sede da Academia Maria Antonieta Tatagiba

10h - Marcha da Poesia (saída do portal e concentração na Praça Central), percorrendo a Passarela das Pedras (calçamento em pé de moleque) e outras ruas, com paradas para declamações, contações de histórias locais e de "causos", cantorias acompanhadas por sanfona e viola 

12h - Palco Livre para manifestações artísticas

13h - Visita ao Museu Histórico de São Pedro do Itabapoana

14h - De Frente com o Escritor (ação interativa de autores literários com a comunidade, em locais diversos)

15h - Ato cultural em frente à casa onde viveu a poetisa são-pedrense Maria Antonieta Tatagiba (de propriedade de Maria Regina Aguiar Guedes)

15h30 - Ato cultural em frente ao busto de Grinalson Francisco Medina (personagem da cultura e da história de São Pedro do Itabapoana)

16h - Oficina de café com a barista  Andréa Expósito (cafés especiais), na cafeteria Casa da Ná, na Praça Central

17h - Apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo (Osses), no palco Rosinha Caroli, na Praça Central

18h - Show com Adriano Costa (violão e voz), no palco Rosinha Caroli, na Praça Central

18h30 - Lançamento da comemoração dos 130 anos de formatura do Dr. José Coelho dos Santos (são-pedrense, médico, filho de escravo alforriado, formado na Escola Nacional de Medicina, em 1887), no palco Rosinha Caroli, na Praça Central

19h - Sarau Poético com participação da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), da Academia de Letras de Mimoso do Sul e da Academia Maria Antonieta Tatagiba (de São Pedro do Itabapoana), no palco Rosinha Caroli, na Praça Central

20h - Show com Gean e Geovani (sanfona e viola), no palco Rosinha Caroli, na Praça Central

20h30 - Show de chorinho "Ao Mestre com Carinho", com Valdeir Abreu e Banda; composição do professor Sílvio Barbieri (apresentação do CD); palco Rosinha Caroli, na Praça Central

21h30 - Apresentação do tradicional Carnaval de Boi de Muqui, com Boi Pintadinho

23h - Show de música raiz com Valdeir Abreu e Banda

Comentários