Blog se dedica a divulgar literatura - Jornal Fato
Cultura

Blog se dedica a divulgar literatura

Entrelinhas e Afins completa cinco anos: falar de literatura em Cachoeiro ainda é ?elitizagem?, diz um dos fundadores


Cerca de 500 textos literário e entrevista já foram publicados no ?Entrelinhas e Afins? - Foto: Divulgação

Os criadores cachoeirenses do Entrelinhas e Afins, Ronald Onhas e Nathália Dias, comemoram nesta segunda-feira (13) cinco anos do blog. O projeto que teve início com cinco colabores, hoje conta com os dois professores de Língua Portuguesa e um estudante de Letras, em Niterói-RJ.

Segundo o idealizador Ronald, foram publicados no blog 500 textos literários e entrevistas. "Juntando redes sociais do blog e dos idealizadores, somamos um número expressivo de seguidores, em torno de cinco mil", comenta.

O professor menciona que no sul do estado, Entrelinhas e Afins é pioneiro no quesito propagação de literatura. Não há, afirma, nenhum outro blog com temática literária. "O blog tem entrevistas, matérias, textos diversos nos quais são utilizados o linguajar da internet, com a teoria da literatura necessária".

Ele destaca que um dos quadros de maiores sucessos do blog é o "Gente Como a Gente", em que personalidades da área são entrevistados com o objetivo de fomentar e valorizar a cultura capixaba.

 

Blog

Inicialmente, os blogueiros se revezavam apenas para criar pautas literárias, porém, o blog cresceu. Atualmente, Ronald e Nathália ministram oficinas literárias, participam de debates e mesas-redondas e fazem cobertura em eventos culturais. Já participaram de programa de TV, em Cachoeiro, e receberam homenagem de escola, de Rio Novo do Sul.

"O blog, para mim, sempre foi responsabilidade muito grande, pois me instigou a ser pesquisadora. O Entrelinhas também teve a tarefa de me deixar engajada nas produções locais me fazendo reconhecer o que é de fato literatura", relata Nathália.

Para comemorar os cinco anos, os blogueiros farão ensaio fotográfico ainda neste mês. "No começo, só tínhamos o apoio dos nossos pais e amigos. Agora, percebemos o quanto galgamos para chegar até aqui. Não foi fácil, afinal, falar de literatura em Cachoeiro ainda é 'elitizagem'. Sem nossos leitores não sairíamos do lugar", comemora Ronald.

Comentários