Amiga de Rubem visita Casa dos Braga - Jornal Fato
Cultura

Amiga de Rubem visita Casa dos Braga

Judith Ferreira, 90 anos, relembrou com carinho as reuniões entre a elite carioca e contou sobre a personalidade de Rubem


A tarde desta terça-feira (19) foi recheada de nostalgia e lembranças para dona Judith Ferreira, de 90 anos, que esteve na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. Ela conheceu o cronista Rubem Braga no Rio de Janeiro. Na época, Judith vivia com o desenhista Carlos Arthur Thiré, que os apresentou.

Thiré era ex-marido da atriz Tônia Carrero, um dos maiores amores da vida de Rubem. O cronista e a atriz, embora casados, tiveram caso de muitos anos, conforme revela o saudoso escritor Marco Aurélio de Carvalho, na biografia "Rubem Braga - Um Cigano Fazendeiro do Ar".

Judith trabalhou como Marchand [profissional que negocia obras de arte], no Rio de Janeiro, onde conheceu Thiré, com quem viveu durante nove anos, até sua morte. Os dois eram desquitados, e por isso, não oficializaram a união. Na época, não existia o divórcio.

A Marchand, que hoje vive na Vila Aconchego, uma casa de repouso para idosos, em Cachoeiro de Itapemirim, visitou a residência onde viveram o amigo Rubem e sua família pela primeira vez. A casa fica na Rua 25 de Março, Centro de Cachoeiro.

Ela relembrou com carinho as reuniões entre a elite carioca e contou sobre a personalidade de Rubem. "Eles eram muito politizados, todos de esquerda. Discutiam política, arte, cultura. Toda conversa regada a bons uísques".

"Rubem era inteligentíssimo. Tínhamos conversas fabulosas. Sempre de cara fechada, mal-humorado, mas muito mulherengo [risos]". Na biografia, Marcos Carvalho conta que Rubem, realmente, adorava as mulheres dos amigos.

Judith conta que Rubem adorava frequentar a boate "Sashas", onde ela e seu companheiro costumavam encontrar os amigos intelectuais daquela época. Ela conta que conheceu Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Carlos Mendes Campos, dentre outros personagens da boemia carioca.

Sobre a visita à casa onde viveu Rubem, a amiga do escritor se encantou com detalhes e, principalmente, com a estátua que retrata o cronista em tamanho real.

"Tudo muito lindo, de muito bom gosto. Vejo as fotos de Rubem e me lembro dos momentos de amizade, juntos a meu saudoso Thiré, que partiu após um infarto", finalizou.

Comentários