Academia Cachoeirense de Letras elege novos membros - Jornal Fato
Cultura

Academia Cachoeirense de Letras elege novos membros

Paula Garruth, Simone Lacerda, Marco Aurélio Borges e Wilson Márcio Depes fazem parte do seleto grupo.


Simone, Marco, Paula, Wilson

Rafaela Thompson

A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) elegeu quatro novos membros na noite desta segunda-feira (16), na sede da instituição, que fica no Centro do município.

Para ser um "imortal", é preciso residir em Cachoeiro de Itapemirim e ter publicado livro ou trabalhos literários de notório valor. As vagas disponibilizadas para membro efetivo da instituição serão ocupadas por Paula Garruth, Simone Lacerda, Marco Aurélio Borges e Wilson Márcio Depes.

As propostas foram analisadas por uma comissão formada por três membros da Academia, e as candidaturas que atenderam às exigências foram aceitas. Para ser eleito é preciso obter voto da maioria absoluta dos membros efetivos da ACL, ou seja, pelo menos 21 votos.

Novos Imortais

"Entrar para a Academia Cachoeirense de Letras é, sem dúvida, uma honra para qualquer escritor. Um privilégio que divido com um monte de gente que sempre me apoiou e incentivou, inclusive o Jornal Fato, o primeiro veículo onde publiquei e onde estou até hoje. Um luxo ser imortal e fazer parte desta equipe".

Paula Garruth, formada em Direito, estudante de Gastronomia, escritora e servidora pública.   

"É uma honra muito grande, tendo em vista o seleto grupo de pessoas que fazem parte da Academia, sua tradição e importância histórica não só para Cachoeiro, mas para o Espírito Santo e para o Brasil. A sensação é de muita responsabilidade, porque hoje vivemos tempos em que as Instituições, principalmente as culturais, não podem se fechar em si mesmas. E foi justamente esse movimento da ACl de "ir aonde o povo está" que motivou minha candidatura a uma cadeira; o desejo, a vontade de participar disso, e assim contribuir com a vida intelectual e cultural da cidade".

Marco Aurélio Borges, graduado em Ciências Sociais, especialista em Psicopedagogia, mestre em Cognição e Linguagem, doutor em Ciências Humanas/Sociologia, pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisas em Cidadania, Conflito e Violência Urbana. Atualmente professor de História do Centro Universitário São Camilo, e membro do Conselho Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim.

"A posteridade nunca me seduziu. Mas destaco a importância de ser companheiro destes brilhantes componentes da academia, que tentam, diariamente, restaurar o padrão cultural de nossa terra. Rubem e Newton Braga não estariam satisfeitos com Cachoeiro de hoje. A missão da Academia é fundamentalmente valorizar a cultura cachoeirense".

Wilson Márcio Depes, Advogado, jornalista e escritor.

"É uma grande satisfação fazer parte da Academia Cachoeirense de Letras. Desta forma, poderei contribuir ainda mais com a arte, com a literatura de nossa cidade, indispensável à nossa humanidade".

Simone Lacerda, pós- graduada em Letras- Português literatura, estudante de psicanálise, funcionária pública e docente de língua portuguesa.

Para Marilene Depes, presidente da ACL, a eleição dos novos membros representa a renovação da cultura e a imortalidade da instituição. "É importantíssimo renovar o quadro de acadêmicos, com pessoas jovens, que vão trazer novas ideias, projetos, e amplificação deste trabalho feito pela Academia Cachoeirense de Letras. É a renovação de pessoas, mas, principalmente, de ideias".

Em agosto deste ano, a ACL lança novo edital. A posse dos novos imortais será no dia 19 de maio, durante a solenidade de abertura da Bienal Rubem Braga 2018.

Comentários