Artista cachoeirense expõe obras na Levino Fanzeres - Jornal Fato
Cultura

Artista cachoeirense expõe obras na Levino Fanzeres

Dez obras da artista cachoeirense podem ser visitadas até agosto


A sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro, recebe a partir desta quinta-feira (19), a exposição da artista cachoeirense, Paula Bastos.

Intitulada "Emersão", dez pinturas da artista, que atualmente reside no Rio de Janeiro, ficarão abertas a visitação até agosto.

Paula, que também é advogada, sempre desenhou e pintou. Com o passar dos anos, se afastou das artes. Após algumas viagens pelo mundo, despertou novamente a vontade de praticar a pintura. E no ano passado, retornou as atividades artísticas. As obras, que estão expostas no município, são o resultado dessa sua nova fase.

O estilo

O Hiper-realismo é o estilo de pintura utilizado por Bastos. Procura mostrar uma abrangência de detalhes, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade. O genêro remete a uma tendência artística que se iniciou no final da década de 1960, nos Estados Unidos.

Em seus quadros, a artista mistura elementos abstratos e  realistas, utilizando grafite, aquarela e tinta acrílica. Também, no espaço, os visitantes poderão ver dois filtros dos sonhos (artefato indígena), feitos artesanalmente pela artista. Na crença, o filtro impede que energias indesejadas interfiram no processo natural e particular dos sonhos.

"O nome da exposição, surgiu de minhas progressões pessoais. Como se fosse algo de dentro para o exterior. Após alguns retiros espirituais, experiências em viagens, ressurgiu a ideia de voltar ao mundo das artes, e o resultado desses anos de afastamento, está neste trabalho que tenho orgulho de expor em minha cidade, explicou Bastos.

A curadora da mostra, é Isabel Cristina.  A abertura acontece nesta quinta-feira, às 19h, com entrada gratuita.  A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

"Emersão"

Data: 19/07 a 24/08

Local: Sala Levindo Fanzeres - Palácio Bernardino Monteiro -  Praça Jerônimo Monteiro  

Horário: 9h às 18h - segunda a sexta-feira

Entrada franca

Comentários