Um café para recordar - Jornal Fato
Colunistas

Um café para recordar


Memórias. São as memórias para você que foi sem dizer adeus, sem ao menos dar um beijo de despedida.

 

Memórias para você que sente que a missão foi cumprida. A alegria daquele domingo na praia nunca será esquecido. A paixão que marcou ou que te fez sofrer estará sempre em uma "caixa" e que em algumas vezes baterá na porta, entrará sem pedir licença e provocará um riso ou um pensamento alheio.

 

Memórias é tudo aquilo que fica guardado e que às vezes a gente retoma para recordar. Às vezes meio sem querer, mas sempre retomará. Elas são tão simples e fortes em alguns instantes, já em outros são tão complexas que chegam a escapulir das nossas mãos.

 

Memórias foram feitas para serem sentidas, não no real momento que aconteceu, mas tempos depois, com aquele gostinho de quero mais.

 

No entanto, algumas lembranças simplesmente sumiram tão rápido como o piscar de olhos. Na verdade não podemos lembrar-nos de tudo e não lembraremos. Isso também é único, porque o que fica acaba caracterizando a gente. Como se a lembrança fosse uma lição do dia a dia.

 

Então, concluí que as memórias são partes da gente que foram postas a gostos e opções diferentes. É tudo aquilo que fica guardado e hora e outra aparece sem avisar, arrancando suspiros.

 

Nunca me esquecerei daquele cheirinho forte e adocicado que se arrastava por toda a casa. O café estava exposto, eu e meus irmãos saiamos correndo como loucos, pois a fome era maior. Minha mãe nos chamava a atenção para não derramar nenhum farejo de bolo no chão que ela sofrera para limpar. Tudo sempre estava impecável e assim deveria continuar.

 

Eu o tomava olhando a natureza e ouvindo as apelações de uma mãe zelosa e atarefada. Um minuto perdido para ela, era uma astúcia.

 

Por isso, eu posso tomar quantos cafés eu queira, aonde eu escolher, do mais chique ao mais simples, mas nunca nenhum deles chegará ao sabor que tinha o café feito com amor e carinho da minha mãe. Tão único e intenso como o colo acolhedor da nossa mestre. Indecifrável e insubstituível.

 

É as memórias são aqueles gases impotentes da nossa vida. A vontade de voltar ao passado é grande, porém a missão de seguir é maior. Seguirei com o coração cheio de alegria e recordações arrebatadoras, e ao olhar para trás verei uma imensidão de momentos, gargalhadas e esperanças. Tudo o que precisamos para uma fuga inesperada. Os anos podem passar, porém nunca apagará o que fica marcado em nossos corações. Podem não reinar todo sempre, mas vez ou outra chega e mostra que independente de qualquer coisas, as lembranças vão imperar e nós devemos delas, gargalhar.


Comentários