Saiba as vantagens de investir em web analytics para a sua empresa - Jornal Fato
Artigos

Saiba as vantagens de investir em web analytics para a sua empresa

Um conjunto de dados, quando bem analisados, pode ajudar a justificar os custos e todos os esforços que são realizados para que as campanhas de Marketing Digital


 

Quando você criou um site, este se apresentou porque tem um objetivo para estar ali, nem que seja apenas para expor a sua marca na internet. Assim sendo, o web analytics poderá ajudá-lo a potencializar esse objetivo, entender a quantidade de usuários que o seu site recebe e otimizá-los, com isso, você irá poder justificar os custos para manter o site no ar.

Mesmo que o valor para manter o site no ar seja baixo, você necessita mantê-lo, contendo as informações sobre a sua empresa e todo o conteúdo presente nela. Essa análise de dados ajudará você a justificar os custos e todo o esforço que é feito para manter o site online.

Até o mais incomum dos sites possui um objetivo para estar online, para que as pessoas possam acessá-lo e trocar informações sobre qualquer tipo de coisa. Tudo tem um objetivo.

Não aumente o investimento para otimizar o resultado

Um erro que as pessoas que estão estudando Marketing Digital cometem é achar que os resultados irão aparecer apenas quando eles investirem em mídia. Se elas soubessem que poderiam deixar de investir, por um tempo, em mídia, porque irá otimizá-lo ou ajustá-lo ao fluxo de comportamento do usuário no site, certamente não ficariam com essa ideia em mente.

Essa mentalidade está seguindo os dados que permitem analisar as campanhas, as páginas que os usuários acessavam antes de entrar no site, o fluxo dos usuários, todas essas análises para que seja possível aumentar a taxa de conversão, sem que seja necessário aumentar os investimentos em mídia.

Como saber que o resultado foi alcançado?

O trabalho de análise de dados não é apontar quem foram os responsáveis por um resultado ruim. Infelizmente, muitas empresas e profissionais têm nos analistas de web analytics como verdadeiros dedos-duros, pois eles, de certa forma, apontam as falhas numa estratégia, campanha, resultados ou no trabalho que alguém realizou.

Ao invés de informar que você irá contratar um dedo-duro, diga que você irá ajuda a empresa e todos que a compõem, a entenderem que o motivo de terem alcançado tal resultado e o que poderá ser feito para melhorá-lo.

Uma das grandes ajudas desse profissional é ele faz com que o negócio chegue no ponto desejado, e também, entender e elaborar as estratégias que são necessárias.

Tomar decisões com base assegurando

O trabalho que o analista de web analytics tem como objetivo eliminar toda e qualquer opinião que seja baseada no achismo. Achar o que é bom e bonito na opinião pessoal não retrata o que os consumidores acham.

O correto é ter essas opiniões baseadas em dados, estudos, não em suposições. Os dados foram feitos para confirmar uma opinião e análise. Sem os dados, será apenas uma opinião. E opinião, nesse caso, não será levada em conta.

                                                                              

Site: http://cleitonmartins.com.br

 


Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

Comentários