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Entenda o consumidor na internet

Porém, não basta apenas estar presente na rede, mas é preciso se tornar visível, atraente, acessível e acima de tudo corresponder aos hábitos e tendências do consumidor.


 

Hoje em dia internet desempenha um papel importante na rotina das pessoas, inclusive dos consumidores, que recorrem às mesmas para conhecer e comparar produtos, serviços e empresas. Por isso, estar na internet é inevitável para qualquer empreendimento que busque o crescimento no mercado. Porém, não basta apenas estar presente na rede, mas é preciso se tornar visível, atraente, acessível e acima de tudo corresponder aos hábitos e tendências do consumidor.

Nessa conjuntura é importante que as empresas, portanto, conheçam como o seu público-alvo se comporta em que ambientes ele está mais presente e assim definir as melhores estratégias de marketing online. Conheça nesse artigo os quatro comportamentos dos consumidores na Internet e confira algumas dicas para potencializar suas ações nesses âmbitos:  

Mecanismos de Busca

Os mecanismos de busca estão sem dúvida entre os maiores fatores que influenciam a decisão de compra de um consumidor na internet. Atualmente cerca de 90% dos internautas frequentes pesquisam nos buscadores, informações sobre um produto, serviço ou empresa antes de realizar um negócio. 

Por essa razão encontramos diversos sites de análise de empresas e produtos, como o "Reclame Aqui", bastante populares e que podem ter caráter decisivo na decisão final do consumidor. Os buscadores mais comuns são o Google, Bing, Yahoo e também vale chamar a atenção para alguns sites específicos como o Buscapé (comparação de preços), Reclame Aqui (reputação) e Ponteiro (Localização).  

Redes Sociais

Além da imensa visibilidade que uma rede social pode proporcionar a uma empresa as interações entre usuários podem ser uma forma de publicidade muito mais efetiva do que qualquer outra. Nas redes sociais, existem interações indiretas como curtidas, mas também interações como compartilhamentos e comentários, que servem como recomendações entre usuários. 

Ao compartilhar ou comentar positivamente em uma postagem de alguma empresa, os usuários fazem o que atualmente é denominado de "efeito boca-a-boca virtual", funcionando como uma indicação direta e, como tal, possui alto poder de confiabilidade e persuasão, afinal, são consumidores declarando que aprovam e recomendam a empresa ou produto a outras pessoas.

Consumo de conteúdos de qualidade

A Internet é um ambiente livre e como tal representa uma imensa quantidade de publicações de informações por isso que o seu conteúdo tem que ser relevante para a sua audiência. Pelo produto da internet ser basicamente virtual com transmissão de informações esse é o principal fator de consumo dos usuários.

Os locais onde há maior consumo de informação são os canais, blogs e portais especializados. Por isso para que uma empresa torne-se relevante e se destaque dentre as semelhantes é preciso que produza e forneça ao consumidor conteúdo relevante e interessante que justifique sua atividade na internet e não uma mera divulgação de produtos ou serviços físicos.  

Acessam e-mails

O e-mail já se tornou parte da rotina dos consumidores sejam para uso pessoal ou trabalho. Mais de 70% dos usuários brasileiros acessam a sua caixa de entrada pelo menos uma vez por dia, no computador ou Smartphone, e mais da metade acessa mais de uma vez ao dia. Essas informações revelam que, por mais que muitas pessoas acreditem o contrário, o e-mail marketing não está obsoleto. 

Fazendo o e-mail marketing do jeito correto poderá trazer excelentes resultados para a sua empresa, não somente na divulgação, mas na transformação do e-mail em um canal aberto de comunicação e relacionamento com o cliente.

                                                    

 

Site: ttp://cleitonmartins.com.br

   

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